Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

PANDESIA OU POEMIA / Lúcia Helena Carneiro

A obra contém haicais com fotos que motivaram essa escrita e outros versos feitos no período do confinamento social necessário para conter a disseminação de contágio do Covid 19 e do impacto da pandemia iniciada em março de 2020. A capa representa nossas perdas, as famílias solapadas do momento, o imbricado de lembranças que provocam outras, mas também a esperança de novas floradas.

Pandesia ou poemia reúne versos livres e haicais escritos a partir do dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a disseminação do coronavírus como pandemia. Eu acabara de ganhar um caderno para registrar as emoções de uma viagem, pois gosto da escrita no papel, à moda antiga, e não apenas de fotos ou vídeos. Os versos abordam o que vi, senti e refleti a partir dessa notícia bombástica. Gosto de escrever textos longos, mas, desde então, o que mais fiz foram frases curtas e o sintético haicai.
Senti necessidade de captar os instantes, descrevê-los ou narrá-los porque o futuro me afigurava mais incerto do que realmente sempre fora. É um atrevimento chamar de poesia esse amontoado de escritos de tamanho tão diverso e temática tão subjetiva, sem preocupação com a qualidade literária e sem preciosidade nas rimas. Elas até ocorrem, mas são nitidamente pobres como em “paixão” e “coração” de que justamente tudo está impregnado. Só o haicai é fiel à forma de dois versos pentassílabos e um heptassílabo, no meio. Penso não ter incorrido em nenhuma transgressão a sua essência, pois o foco foi sempre a natureza, a variação do tempo e sua influência sobre meu ânimo.
Lúcia Helena Carneiro

Lúcia Helena Caridade Carneiro nasceu em Piranguinho, sul de Minas Gerais, onde fez o curso primário decorando poesias do programa escolar para recitá-las. A esse nome houve o acréscimo do sobrenome Nascimento e a retirada do sobrenome materno, pois assim era o costume à época do seu casamento. Iniciou o exercício da profissão nessa cidadezinha que ama e a continuou em São Paulo por mais de 30 anos. Na capital paulista teve contato com o haicai e logo o inseriu nas aulas que ministrou em colégios particulares e públicos. O ensino da modalidade poética oriental rendeu-lhe diversas premiações, entre elas uma ida ao Japão para participar, como representante do Brasil, do Haiku Camp 98, evento que reuniu professores e alunos de 22 países praticantes desse estilo literário. A pandemia, iniciada em março de 2020, levou-a de volta à cidade natal e a restrita circulação pela região Sudeste provocou-lhe a escrita dos versos e haicais que ora publica.

Serviço:

Pandesia ou Poemia
Lúcia Helena Carneiro

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-65-5529-915-1
Formato 14 x 21 cm 
156 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home