Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

VIAGEM À RUA DA MEMÓRIA / Marko Alves

É curioso o fato de Minas estar sempre nos apresentando escritores que trazem uma bagagem vivida e experimentada aos pés das montanhas mágicas que compõem seu território, trazendo da memória os muitos personagens pragmáticos, reais ou sugeridos nas histórias que dão curso à imaginação. Não é diferente com Marko Alves, que nos encanta porque sabe apresentar a realidade de forma muito bem estruturada. Pode-se dizer que estilisticamente se completa com muito bom gosto ao expressar seus contos, que brotam da simplicidade em forma quase tímida, característica da gente mineira, tecidos de maneira a sugerir diversos desfechos. Mas o autor parece saber das nossas conjecturas e nos brinda com um grand finale, trazendo agradável surpresa.
César A. de Oliveira

Neste livro, Marko Alves nos brinda com interessantíssimos contos e relatos, cujas reminiscências da sua vida recriam personagens, atmosferas e gentes, muitas das quais não constavam dos seus registros anímicos, mas que se impuseram à força da verossimilhança do fazer literário. Algumas peças, de menor fôlego, condensam significados mais ampliados e transcendentes da linguagem poética, como no texto “Demorou muito a agonia de Ester”. Em “Consulta interessante”, o diálogo entre o doutor Altamiro e Hermínio tem primazia, sustentando a espinha dorsal do conto, mas os encaminhamentos para o desfecho, com a entrada de novo personagem, Jair, é surpreendente e propicia ao médico ir além da sua ciência no diagnóstico preciso. Alguns textos de maior fôlego se apresentam primorosos. “O pulo do sapo”, por exemplo, narra a chegada de um padre a uma cidadezinha interiorana, não nomeada. Padre Jerônimo (em grego Hierónymus) acaba por profanar seu nome, deixando-se sucumbir pela tentation, que lhe seguia célere os passos. “Dona Santinha” é um dos textos mais bem trabalhados pelo escritor, sua forma muito elaborada conduz a trama, numa linguagem plena de seduções, imiscuindo o sagrado e o profano (como registro imemorial ao longo da história do homem feito por Bataille em O erotismo). Aqui algumas pinceladas sobre os textos que, esperamos, possam aguçar o interesse dos leitores.
Mário Andrade

Marko Alves é natural de Passa Quatro (MG), uma estância hidromineral localizada junto da Serra da Mantiqueira. Pouco tempo depois do seu nascimento, seu pai, um bancário, foi transferido para sua terra natal, Aiuruoca, também no sul de Minas Gerais. Aí cresceu e viveu até sua adolescência. Ao terminar o antigo curso ginasial, deu continuidade aos estudos na cidade de Itajubá (MG). Encerrando o ciclo médio (colegial, atual segundo grau), mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), como sempre foi seu desejo de juventude. Prestou vestibular e graduou-se em Medicina em 1979. Ainda estudante no curso médico, contraiu núpcias com Maria das Graças Nunes, sua prima, em dezembro de 1978. Em outubro de 1979, pouco antes de sua formatura, tiveram a graça de receber seu primeiro filho. Hoje são quatro filhos e quatro netos. Clinicou pouco tempo em Aiuruoca e logo se transferiu para a capital Belo Horizonte, onde reside atualmente.

Serviço:

Viagem à Rua da Memória
Marko Alves

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-65-5529-871-0
Formato 14 x 21 cm 
104 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home