Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

COMETA BRANCO / Vanio de Figueiredo Crispim

Cometa Branco é uma obra que fala da paixão que algumas pessoas têm por voar, pela acrobacia aérea, pelo voo de altíssima precisão que costumamos ver nas apresentações da Esquadrilha da Fumaça, uma das instituições mais conhecidas pelos brasileiros. Não por acaso você está com este livro nas mãos. A Esquadrilha da Fumaça teve quatro fases. Na primeira voaram os clássicos T-6 e os jatos T-24 Fouga Magister. Na terceira os T-27 Tucano e, finalmente, os AT-29 Super Tucano, fabricados pela Embraer. Entre a desativação da Fumaça em 1977, quando os velhos T-6 foram aposentados pela FAB, e a primeira demonstração dos T-27 em 1983, aconteceram tantas coisas interessantes que poderiam ser reunidas num livro. Pois bem, aqui está o livro! Cometa Branco era o código de chamada usado por um grupo de instrutores de voo da Academia da Força Aérea. Eram liderados pelo então Major Ribeiro Júnior, piloto da primeira fase da Esquadrilha da Fumaça. Faziam voos em formação depois do expediente com os valentes T-25 Universal produzidos pela Neiva. Essa é a segunda fase da Esquadrilha da Fumaça, que é pouco conhecida, e a maioria de nós não faz ideia da história rica em desafios vividos por todos os envolvidos: pilotos, mecânicos, autoridades. Os T-25 do Cometa Branco não eram pintados com cores especiais. Os pilotos não ostentavam uniformes da Fumaça. Oficialmente ela estava desativada. Mas talvez as 55 demonstrações computadas pelo Cometa Branco figurem dentre as mais importantes da história da Esquadrilha simplesmente porque mantiveram um fiozinho de chama acesa para possibilitar sua continuidade e chegar aos dias de hoje. Esta obra também conta, com riqueza de detalhes, os desafios de voar os novíssimos T-27 Tucano. Mais uma vez, garanto que você vai se surpreender. O autor, Coronel Crispim, esteve na cena com o Cometa Branco, voando os T-25, e na reativação da Esquadrilha da Fumaça, voando os T-27 Tucano. O que ele e seus colegas vivenciaram está finalmente registrado numa obra primorosa e gostosa de ler. Li Cometa Branco de uma tacada só. Você também vai gostar. Aperte os cintos e embarque nesta aventura incrível!
Ruy Flemming, Tenente-Coronel-Aviador Ref. Esquadrilha da Fumaça de 1992 a 1995. Ala esquerda e isolado. Relações públicas do time.

Vanio de Figueiredo Crispim é Coronel Reformado da FAB. Ingressou na Força em 1973, tendo se formado Piloto Militar e Oficial pela AFA em 1976. Foi estagiário de aviação de caça, instrutor de voo na AFA e um dos precursores da reativação da Esquadrilha da Fumaça, onde implantou a logística do T-27 Tucano. Permaneceu na Fumaça com os T-27 de 1982 até 1985, de onde saiu para voar os B707 adquiridos da Varig, servindo como piloto de reabastecimento em voo, transporte logístico e presidencial. Trabalhou como instrutor e checador de aeronave na FAB. Em 1990 foi servir como instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e, ainda nesse mesmo ano, foi convocado como assistente do Comandante-Geral do Pessoal. Em 1991, foi indicado para comandar e liderar a Esquadrilha da Fumaça, onde permaneceu de 1992 até o início de 1994. Foi matriculado no curso de Comando e Estado-Maior em 1994, sendo indicado instrutor da Escola de Comando. Foi assessor de ensino junto à Missão Técnica Aeronáutica no Paraguai por dois anos até voltar ao Brasil em 1998 e solicitar sua transferência para a Reserva da Força Aérea. Foi para a aviação civil, onde trabalhou como comandante de B707 e DC8 na empresa Beta Cargo e, depois, voou por dez anos para a TAM Linhas Aéreas nos equipamentos F100, A320 e A330. Deixou a empresa em 2013, transferindo-se para a Copa Panamá, onde voou nos B737NG até os 65 anos, em 2018, aposentando-se por idade. Trabalhou como instrutor de simulador e ainda mantém suas licenças e prontuários médicos em dia.
Acumulou mais de 23 mil horas de voo em vários tipos de aeronaves, sendo 7.500 horas em aviões militares.

Serviço:

Cometa Branco
O Recomeço da Esquadrilha da Fumaça
Vanio de Figueiredo Crispim

Scortecci Editora
História
ISBN 978-65-5529-884-0
Formato 16 x 23 cm 
340 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home