Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

OUTRAS PASSAGENS / Oscar da Silva

Grandes histórias merecem ser registradas. Outras passagens é a continuação do primeiro livro do autor, Passagens, publicado em 1988, cuja narrativa envolve as reminiscências de Muçuca em sua visita à terra natal, trinta anos depois de sua partida, a infância, o início da adolescência, as dificuldades de sua viagem de Anadia para São Paulo (1947) e o emocionante reencontro com Belamin, seu pai, um decadente fazendeiro do lugar. O tempo passou. Passiflorácea, Coca, Fazenda do Curtume, cenários de um passado distante, não existem mais, ficaram as lembranças... Muçuca cresceu, tornou-se o Da Silva, mais tarde o Professor Oscar. Na vida pessoal é o melhor amigo, pai zeloso, o avô e bisavô sempre presente, um grande homem, que a tantos tem inspirado e cuja história muito nos orgulha. Como ele mesmo cita no seu primeiro livro, nasceu em berço de ouro e, aos oito anos, dormia numa cama cujo lastro era de varas… Superou muitas dificuldades e, se as superou, foi porque jamais deixou de atender a voz de sua alma.
Eliana C . da Silva Inoue

“A verdade existe em cada um de nós, conforme a ilusão do mundo que cada um forma para si mesmo. Esta tem como razão os sentimentos, a poesia, a alegria, a melancolia ou a impureza, segundo a índole de cada um. A verdade também existe, consoante à ilusão da beleza, entretanto, constitui-se numa simples opinião que varia. Finalmente, a verdade existe concordante à ilusão do ignóbil que atrai a tantos! Os grandes homens não são aqueles que, de suas palavras, fazem a verdade; mas aqueles que, da verdade, fazem suas palavras, traduzindo-se em modelo para suas gerações... Lentamente, transpuseram a porta do casebre. Lá no seu interior, durante longas horas, teceram considerações sobre muitas PASSAGENS da vida.” “É bem possível que, em determinados momentos, Muçuca tente maltratar seu próprio ser, procurando aparentar satisfação. Tem suas razões, pois a lágrima e o sorriso são amigos inseparáveis e não escolhem ocasião para andarem de braços dados, visitando os corações, anunciando PASSAGENS.”
(Extraídos do livro Passagens, 1988.)

Oscar da Silva é professor de Língua Portuguesa. Reside na capital paulista. Nasceu em Anadia, Alagoas, em 1929. Aos onze anos de idade, foi morar em Recife, junto a seus tios e avós maternos. Ali concluiu o curso primário e o primeiro ano prático de comércio. Em 1947 viajou para São Paulo na companhia de seu pai e de um irmão. Trabalhou em serviços de bar, de escritório e chegou a sobreviver de seu autodidatismo. Em 1973 concluiu o curso de Letras. Lecionou em escolas públicas e particular. Exerceu a profissão até 2016. Seu primeiro livro, Passagens, foi publicado em 1988.

Serviço:

Outras Passagens
Oscar da Silva

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-65-5529-936-6
Formato 14 x 21 cm
132 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home