Receba nossa Newsletter: Nome Email

ANNA RITA E A ECOLOGIA / Carlos Miragaya

Anna Rita é uma menina esperta e bastante vivaz. Vive em Fazenda do Matão, sua terra natal. Ela descobre um mundo nunca visto antes entrando pela floresta com seu irmãozinho Duarte do Céu.

Homens perversos estão por trás de um projeto ambicioso e que levará à ruína das florestas. Correndo contra o tempo, ela e seu irmãozinho escapam das armadilhas e tentam salvar o que ainda resta da Floresta do Matão (antes era Cidade do Matão).

Anna Rita mostra as formas de crime ambiental como: o balão – usado em festas e que pode destruir a natureza – as queimadas, o uso indevido do mercúrio despejado em rios e, neste caso, o Rio Verde; a caça predatória: tamanduás, jacarés e outros animais. Seu pai, Antônio de Bragança, se envolve num projeto de grande exploração de minério de Matão.

Com o tempo, ele aprende a preservar o ambiente. Com o senhor Estevão, ela ensina o sentido da liberdade dos animais engaiolados, neste caso, os pássaros. Conhecendo o senhor Lulu, o mateiro, a sua amizade cresce a olhos vistos. O senhor Lulu toma conta das florestas, apagando focos de incêndio. Ele passa de mateiro a líder da reserva. Amigo dos animais, ele está sempre replantando mudas e mantendo vivas as paisagens, podemos vê-lo conversando com o mogno. Passeando de balão, o presidente e os nossos amigos, senhor Lulu, Anna Rita, Duarte e Antônio Carlos, desbravam toda a reserva, avistando animais correndo pela campina.

Carlos Miragaya nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 11 de setembro de 1958. Seu pai, o General Carlos Caetano Miragaya e professor catedrático de inglês e francês do Colégio Militar da cidade do Rio de Janeiro, abraçou a carreira militar com muito amor.

No ano de 1952, ele construiu um campo atlético no Colégio Militar, retirando material do Morro da Pedra da Babilônia. E certo, preparou o futuro dos jovens alunos para a prática de esportes como: hipismo, natação, atletismo. Entrando no Colégio Militar, vemos uma placa de bronze com a qual os alunos homenagearam o respeitável mestre.

O filho, Carlos Caetano Miragaya Filho, cursou Letras na Universidade Santa Úrsula; inspirado na carreira de seus pais no Magistério, também lecionou em cursos. Naquela época, em 1954, o magistério era uma força viva na educação. Foi inspetor escolar e descobriu que mudanças na educação devem ser implantadas nas escolas lentamente e no seu devido tempo, como a implantação de computadores e telas touch-screen no lugar do quadro negro.

Em 2006, continuamos a passo de tartaruga! É o fim! Inspetor de escolas deve fazer de tudo: computadores, pai para os alunos, assistente social, aconselhar e mostrar o caminho certo para os alunos mais eufóricos e acalmar os sentimentos das crianças mais tristes. Afinal de contas, as crianças são as sementes de hoje que serão os futuros homens de amanhã.

Serviço:

Anna Rita e a ecologia
Carlos Miragaya

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-0700-9
Formato 14 x 21 cm 76 páginas
1ª Edição - Ano 2007

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home