Receba nossa Newsletter: Nome Email

VITÓRIA NA XXV / Hermes Machado

Vitória na XXV é o primeiro romance de Hermes Machado, ele que escreve contos e crônicas em colunas de jornais aqui na Baixada Santista. O livro publicado em novembro de 2007 contou com o apoio das secretarias de cultura de Itanhaém, Mongaguá, São Vicente e de Santos. O romance de 184 páginas é uma referência ao poder que a Rua 25 de Março exerce nas pessoas que praticam o comércio e conta a história de uma jovem vendedora em busca de estabilidade material e espiritual.

Em entrevista Hermes Machado conta mais sobre o seu primeiro romance:

Fale-me sobre o livro Vitória na XXV, (25 em algarismos romanos) é isso mesmo?

Vitória na XXV é uma singela homenagem que faço a todos os migrantes e imigrantes que trazem na bagagem o desejo ardente de empreender com vistas a um futuro melhor. O número 25 em algarismos romanos foi uma maneira que encontrei de dar identidade com distinção a rua que descrevo como a mais apaixonante do Brasil.

O livro conta as dificuldades que, sobretudo os jovens encontram ao ingressarem no concorrido mercado de trabalho vislumbrando o tão sonhado primeiro emprego e a difícil tarefa de se relacionarem profissionalmente quando já empregados em suas funções.

Isto inclui divergências entre colegas de trabalho que muitas vezes descamba para inimizades, conluios, perseguições e não obstante para prejuízos para as pessoas envolvidas bem como para a própria empresa. Neste trabalho literário, procurei traçar um paralelo entre a vida cotidiana dos funcionários de uma loja de calçados no cumprimento de suas obrigações com o que ocorre na gestão governamental dos nossos dirigentes em boa parte do Brasil. Por fim, Vitória na XXV é uma alusão ao poder que a Rua 25 de Março exerce nas pessoas que praticam a arte de comprar e vender, sobretudo os migrantes e imigrantes que trazem em suas bagagens o desejo ardente de empreender naquela que é indubitavelmente a mais apaixonante rua do Brasil.

Fale-me um pouco da personagem protagonista da história, a jovem Joana:

Vitória na XXV conta a trajetória de vida social, educacional e profissional de uma garota humilde de caráter íntegra, oriunda do Norte do Brasil, Portanto uma migrante que vive em condições bastante precárias com a mãe e quatro irmãos na Vila Progresso no alto do Morro da Nova Cintra.

Desde cedo, Joana, a protagonista do romance, percebe a dificuldade que há em garantir o pão de cada dia, quando não se tem formação e qualidade de vida material digna, mínima e necessária para salvaguardar o sustento de uma família.

Diante destas dificuldades, as mesmas que passam tantos milhões de brasileiros, ela decide sair em busca de trabalho para contribuir com seu soldo nas despesas da casa. E é a partir daí que ela se dá conta da difícil tarefa que é migrar da adolescência para a real vida adulta.

O que mais o motivou a escrever este livro?

Primeiramente a minha insatisfação com o cenário político e econômico de nosso país que vem solapando a já deficitária classe média, mas também a crença que deposito na juventude, sobretudo naqueles que enuncio em meu livro como filhos da Vitória e discorro na conduta de vida da minha personagem principal cujo nome é Joana.

Qual a mensagem para os leitores que você pretende transmitir através do livro?

Minha mensagem é uma exortação à disciplina, ao respeito pelo próximo, a atitude e a perseverança, qualidades visíveis na trajetória de vida da personagem Joana

Hermes Machado, nascido em 1962 na cidade de São Paulo, o autor Hermes Machado acumula em seu currículo sólida experiência nas relações humanas voltadas tanto para a atuação em vendas diretas, quanto ao acompanhamento de grupos, visando o turismo de lazer e negócios. Atualmente, ocupando-se das viagens que faz por centenas de cidades ao redor do Brasil, onde tem o privilégio de atuar como vendedor e viajante, contata quase diariamente inúmeros lojistas que oferece através de suas experiências comerciais, suas crenças e descrenças quanto ao futuro quase sempre incerto. Motivado a acalentar as mentes vacilantes, sobretudo aquelas que vivem ou sobrevivem da ciência multidiciplinar do comércio, o autor resolve escrever seus textos durante as noites mal dormidas, em hospedarias pagas a praço módico e especializadas em receber representantes comerciais e mensalistas.

SERVIÇO:

Vitória na XXV
Hermes Machado
Scortecci Editora
ISBN 978-85-366-0950-8
Romance
Formato 14 x 21 cm - 184 páginas
1ª Edição - Ano 2007

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home