DEUS! QUAL O SEU PLANO? / Geraldo Vaz de Quadros

Para atravessar um rio sem se molhar, busca-se o trabalho de um canoeiro; para construir uma casa agradável e com segurança, um arquiteto; para pleitear direitos na justiça, um advogado; para a harmonia espiritual busca-se, normalmente, uma religião... Nesta linha também busquei, desde cedo um caminho seguro para conduzir minha alma. Busquei-o examinando a Bíblia. Tal busca mostrou-me, porém, que a minha posição era a de um “executor” (canoeiro, arquiteto, advogado) e não, a de um “empreiteiro”.

Assustei-me quando, em pleno fogo de minhas buscas e angústias existenciais (1975) ouvi um pregador falar, numa Igreja Batista da cidade de Ilhéus (BA), sobre a “Segunda Vinda de Cristo”. Isso, porque nada encontrei que pudesse dar suporte bíblico à forma como tal evento fora anunciado – principalmente porque, nessa época estava, como se diz: “com a Bíblia na ponta da língua”.

Resolvi aprofundar as investigações a respeito... Deparei-me, então, com outro problema bem mais grave em torno do arraial cristão – com o “Dogma da Trindade”. A partir daí, comecei a pesquisar e a catalogar mais detalhadamente tudo que fizesse referência a este dogma – levei mais de vinte anos nesse trabalho.

Quase sucumbi psiquicamente diante da desaprovação de todos ao meu redor, aos quais expus o problema, mas postando-me diante de Deus, resisti. O ponto de partida deste livro, portanto, foi o fato de tomar conhecimento das idéias cristãs a respeito da “Segunda Vinda de Cristo” e do “Dogma da Trindade”. O seu ponto de chegada, entretanto, foi o encontro com o “Plano de Deus para os homens”.

Recorri ao testemunho de quase todos os livros da Bíblia para substanciar as alegações apresentadas neste livro. Embora eminentemente bíblico, inseri em suas páginas algumas elementares considerações que, apesar de não bíblicas – a exemplo das referências aos pensadores: Dostoiévski, Nietzsche, Freud e Jung – podem ajudar o leitor quanto ao entendimento e à fidelidade do propósito desta obra.

Geraldo Vaz de Quadros nasceu em 1950, em Itagibá (BA). Filho de Hélio e de Aurenita Vaz de Quadros – ele católico não praticante e ela protestante. Desde muito cedo inquietou-se a respeito da existência e do destino humano. Acreditava em Deus e nas palavras do Seu filho Jesus, mas não conseguia entender o porquê de existir mais de um caminho (religiões cristãs) para guiar o homem a bom termo nesta vida e depois dela. Como viver serenamente? Em quem acreditar? Quais as particularidades de cada religião? Em que estatuto elas se fundamentam? Esse estatuto é digno de confiança? Elas são fiéis a este estatuto? Essas interrogações não saíam da sua mente. Por volta dos 22 anos entrou numa grande crise existencial, durante a qual envolveu-se, empiricamente, em fortes experiências espirituais. Intimamente, porém, pressentia que as suas respostas estavam no Estatuto Judaico-Cristão. Leu-o várias vezes. Lia-o sempre em profunda meditação, mas por incrível que pareça, de repente, após ler uma “Bíblia em Quadrinhos” (infantil) começou, finalmente, a compreender e a apascentar a sua alma. Aos 17 anos ingressou na Escola de Formação de Oficiais da PM - Bahia. Em 1994, aos 44 anos (Ten. Coronel), aposentou-se voluntariamente. Advogado (pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil), mestre e doutor em Teologia, psicanalista. Terminou os estudos de pós-graduação (falta a monografia) em Psicossomática e Psicopedagogia Junguiana, e, atualmente, está fazendo pós-graduação em Filosofia.


Serviço:

Deus! Qual o Seu Plano?
Geraldo Vaz de Quadros

Scortecci Editora
Teologia
ISBN 978-85-366-1161-7
formato 16 x 23 - 192 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home