LITERATURA ESCRITA PELOS POVOS INDÍGENAS / Olívio Jekupé

No livro Literatura Escrita Pelos Povos Indígenas, o autor expõe a importância da escrita para os índios. Para Olívio Jekupé, a história oral sempre foi e será importante, e tem a consciência de que a escrita juntamente com essa tradição, ajudará a fortalecer e a eternizar as origens culturais dos povos indígenas.

Preocupado com a questão da educação, Olívio Jekupé, fala da importância das escolas nas aldeias para que além de contadores de histórias orais também surjam os escritores. As histórias indígenas nesses 500 anos de histórias foram contatadas pelos brancos, e ninguém tem mais propriedade para dissertar sobre o tema senão os próprios índios.

A sociedade sempre imagina o índio nu, na floresta, sem conhecimento do mundo do branco, incapacitado. E se os índios usam a escrita é porque tem um motivo sério, e que não é brincadeira. Por isso, não se assuste quando você tiver em suas mãos um livro escrito por um índio...

Olivio Jekupé, é escritor de literatura indígena, contos, poesias, romance e textos críticos. Mora na aldeia Krukutu, Parelheiros (SP), mas é natural do Paraná e foi lá que iniciou seus primeiros escritos. É casado e pai de 5 filhos, uma falecida, de quem nunca esquecerá. Além de escrever, gosta muito de dar palestras. Aliás, já andou por vários lugares com essa missão e teve a oportunidade de ir para a Itália por duas vezes, o que permitiu publicar uma coletânea em Italiano.

Serviço:

Literatura Escrita Pelos Povos Indígenas
Olívio Jekupé

Scortecci Editora
Escritores Indígenas
ISBN 978-85-366-1626-1
Formato 14 X 21 cm 
44 páginas
1ª edição - 2009

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações


Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home