CECÍLIA MEIRELES - LIRISMO E RELIGIOSIDADE / Graça Roriz Fonteles

Cecília Meireles é, sem dúvida, uma das maiores poetisas brasileira. Sua multifacetada obra Poema dos Poemas tem um caráter muito peculiar, que desabrocha numa relação de sua poética com o Eleito, aquele que habita no mais alto dos céus.
 
A poetisa Graça Roriz Fonteles desvenda os mistérios dessa relação de Cecília com o Sagrado e encontra a intertextualidade fecunda, riquíssima e cativante ao perscrutar inúmeras passagens da poesia dos Salmos no contexto de seus poemas.

O estudo de Maria das Graças Sá Roriz Fonteles propõe o estabelecimento das relações intertextuais entre o livro Poema dos Poemas, de Cecília Meireles, e o Livro dos Salmos, integrante da Bíblia. O livro de Cecília foi publicado em 1923, numa edição dupla, em conjunto com o livro Nunca mais... Trata-se da segunda obra na carreira da poetisa, que tinha, na época, apenas 22 anos, o que configura a obra como uma produção da juventude da escritora, que viria posteriormente ser considerada como um dos nomes fundadores da literatura de autoria feminina no Brasil.

Talvez, por seu próprio julgamento de que o livro não a representava ainda completamente, a autora houve por bem excluí-lo da edição de sua Obra poética, cuja primeira edição data de 1958, quando a poetisa ainda vivia.

O livro veio a ser incorporado novamente à obra da escritora no início da década de 70, tendo Darcy Damasceno, um dos primeiros estudiosos da poesia ceciliana, assumido a tarefa de, na ausência da  escritora, morta em 1964, organizar o conjunto de sua produção.

Desde então, Nunca mais... e Poema dos Poemas têm integrado as edições da poesia completa de Cecília Meireles, muito provavelmente à revelia da vontade da autora. Uma das razões possíveis para a recusa da poetisa à inclusão do livro em questão ao conjunto de sua obra é a de que os poemas dele constantes mantêm um vínculo muito mais evidente com o Simbolismo do que as produções da maturidade.

Talvez por essa mesma razão, haja tão poucos estudos sobre os livros anteriores a Viagem (1939), como é o caso de Poema dos Poemas.

No presente trabalho, Maria das Graças Sá Roriz Fonteles foge da associação mais explícita da obra. Desde o título, com o Cântico dos Cânticos de Salomão, analisa as relações dos poemas do livro com os salmos da Bíblia e ainda debruça sobre a questão da presença do feminino e do sagrado em Poema dos poemas. Este livro busca suprir uma significativa lacuna na fortuna crítica de Cecília Meireles, dedicando-se ao estudo de uma obra ainda muito pouco analisada e, assim, abrir novas possibilidades de leitura de Poema dos Poemas.

Serviço:

Cecília Meireles - Lirismo e Religiosidade
Graça Roriz Fonteles

Scortecci Editora / Rebra
Crítica Literária
ISBN 978-85-366-1918-7
Formato 16 X 23 cm 
208 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home