HOMO SAPIENS - VIDA, UNIVERSO E COMPORTAMENTO / Qüerc Land

A abordagem científica do livro Homo Sapiens sobre o Início  é deslumbrante. O ponto de vista da religião e o ceticismo da Ciência aqui se fundem: um, procura oferecer o conforto espiritual; outro, o conforto material.

O autor quis mostrar que, para o bem da humanidade, é necessário que as duas caminhem juntas, através de uma eterna jornada palmilhada pelo homem. Isso encerra a grandeza da mensagem mostrada neste livro, saídas, em sábias palavras, da mente privilegiada do seu autor.

O grande mérito deste livro é o trabalho exaustivo de pesquisa dos dados para, ao final, resultar na importante mensagem: ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE.

O motivo da presente publicação é resultado de pesquisa efetuada em três campos científicos: Física,  Química, Biologia e Psicologia (representando as ciências naturais); Direito/Economia e Pedagogia (representando as ciências comportamentais, conhecidas como ciências sociais).

No primeiro caso, a pesquisa abrange a Natureza: surge o Universo, na sua plenitude, gerado por forças (energia), transportadas (movimento) na forma de ondas eletromagnéticas, criando galáxias (matéria) em número incalculável de pontos distintos.

A análise histórica destaca as personalidades humanas que, por meio de acuradas pesquisas, desvendam paulatinamente os segredos da natureza e, desse modo, por intermédio da tecnologia, enriquecem suas respectivas nações, transformando-as em verdadeiros impérios. Das aproximadamente 200 nações hoje constituídas, somente cerca de uma dúzia é beneficiada com o poder e a riqueza que os cientistas lhes proporcionam. Daí, a necessidade de se saber o motivo desse desequilíbrio entre elas.

No segundo caso, a pesquisa abrange os campos do Direito e da Economia. O Direito é o responsável pela Justiça, que promove a convivência mútua dos cidadãos; e a Economia, responsável pelo estado de riqueza ou pobreza da nação. Aqui, o alvo foi o Homo sapiens, cujo comportamento deu motivo à análise.

Descobriu-se que o conhecimento das reações comportamentais humanas não atingiu ainda sua plenitude, uma vez que os mistérios da mente do Homo sapiens dificultam uma pesquisa mais profunda. Porém a análise histórica, no campo dessas duas ciências comportamentais, revela que a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de uma nação é da alçada da elite política que a governa.

No terceiro caso, a análise da Pedagogia, ciência da educação que representa o conjunto de métodos utilizado para educar as crianças e os adolescentes, detecta três causas principais responsáveis pela deficiência do ensino: 1) complementação dos departamentos escolares; 2) métodos; e 3) complementação do conhecimento ministrado aos alunos que ingressam na 1ª série do curso médio ou curso de 2° grau.

Orlando Batista de Albuquerque, é autor deste livro, onde seu nome é representado pelo  pseudônimo Qüerc Land, uma simplificação bastante abreviada de Albuquerque (Do lat. alba cuercus) e Orlando. E conhecido, da adolescência ao presente, simplesmente por Batista.

Serviço:

Homo Sapiens - Vida, Universo E Comportamento
Qüerc Land
Scortecci Editora
Antropologia
ISBN 978-85-366-1609-4
Formato 21 X 28 cm 
320 páginas
4ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home