SENTIMENTOS AO VENTO / Jorge Alexandre Machado

A poesia é uma forma de expressão que, por sua natureza, busca nos sentimentos a maneira de se manifestar e tudo isso no ritmo compatível com as emoções experimentadas. Este livro reúne poesias que buscam capturar os diversos estados de espírito que as pessoas invariavelmente vivenciam como a angústia, o amor, a indignação, a alegria, a tristeza, a raiva, a felicidade, o encantamento, a desilusão, além de revelar conflitos interiores, de identidade ou de realidade.

Logo no início, em “Gestação”, o autor faz uma analogia da criação de um poema com a de um bebê, desde a concepção até o nascimento, e revela similaridades muito próximas nas sensações que há nos dois processos. Mostra, em “Descompasso”, sua revolta com as situações de opressão, como na estrofe que diz: “E passo a passo são muitos que ficam aos pés/ De uns poucos que pisam e ignoram quem és/ De uns tantos que tiram o teu direito de ser/ Um passo a mais na esperança de viver”.

Em sentido oposto disseca a alma dos apaixonados como no verso: “Tens nos olhos o feitiço da Lua/E em todo o corpo uma beleza só tua” e representa de uma forma bem peculiar um beijo apaixonado: “Teus lábios são o arco, minha língua a flecha/ Teu coração é o alvo e não se queixa”.

As poesias de Sentimentos ao vento falam, ainda, do amor pelos filhos, em versos como: “Me ensina a ser pai, enquanto rezo uma oração” ou “Sou grato a Deus pelo anjo que me confiou”. O leitor vai se deparar com momentos de superação e recomeço, verá a importância do amor em qualquer situação e irá percorrer as diversas emoções que fazem do ser humano um ser especial e único. Aqui estão elas. Lançadas ao vento.

Jorge Alexandre Machado nasceu no Rio de Janeiro, tem 54 anos e 4 filhos, que considera as suas melhores obras. Mora em Brasília há 39 anos, quando sua família foi transferida para a capital. É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e cursou pós-graduações em Marketing Turístico, Economia para o Turismo e MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica. Trabalhou 21 anos no Banco do Brasil e atua há 15 anos como Superintendente de Marketing e Publicidade na Bancorbrás. O gosto por escrever vem desde quando começou a aprender as primeiras sílabas. Naquela época, já editava um jornalzinho familiar feito com o suporte de papelão das novas camisas de seu pai, quando chegadas da loja, e de ilustrações cuidadosamente pesquisadas em revistas e recortadas. O amor pela poesia herdou também de seu pai, que tinha uma grande variedade gravada na memória e sempre, em ocasiões especiais, brindava a família com um verdadeiro recital de grandes poemas. Ao longo da vida maturou a ideia de mergulhar no mundo das letras, produzindo poesias, contos e romances. Dá o primeiro passo nesse sentido com Sentimentos ao vento, uma coletânea construída em diversos momentos de variadas emoções que resistem ao tempo.

Serviço:

Sentimentos ao Vento
Jorge Alexandre Machado
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2087-9
Formato 14 x 21 cm 
56 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home