Receba nossa Newsletter: Nome Email

TIRANDO A ALEGRIA DO BOLSO / Ramon Ramos

“... mesmo quando o inesperado se torna esperado e previsível, algumas crianças não querem nos deixar ir embora. Pegam no braço e pedem para ficarmos. Ou nos chamam, mesmo quando já voltaram à cama, só para perguntar qual o bicho preferido de quando fomos ao zoológico. O meu é o jacaré! E o seu, Letícia? O urso? É, eu já sabia. Mesmo assim, nunca vou enjoar de ouvir sua voz dizendo do que gosta.

Saudade não se mede no relógio.”

Após um ano e meio de atividades, sorrisos e sonhos, o blog do Sonhando Juntos resolveu ganhar o universo das páginas em branco. Resolveu virar coisa de pegar. Porque segurando as estórias (que continuarão sendo o nosso blog) cada um pode chamá-lo de “seu”. Porque todo livro quer ser pego, cheirado e rabiscado com o nome de seu dono. O livro é como um cão vira-lata: ansioso por abraços, torcendo para que o levem logo para casa. Toda palavra virtual sonha ser grafada numa página. Seja para se fingir de canivete rasgando tronco de árvore, seja para brincar de ganhar eternidades. Porque essas estórias, essas crianças, já estão vivas para sempre dentro de nós.

Encorpando-as em um livro, elas podem continuar existindo em pessoas jamais conhecidas. Podem voar, vivas, a desconhecidos infinitos. Tirando a alegria do bolso, mais que o título que nos abarca, tornou-se um lema pelo qual navegamos em tantas manhãs de sábados e domingos. Esta técnica tem origem em dias anteriores. Naqueles de tristeza e humor estranho. Quando assim se sentir, sonhe uma alegria. Se aparecer alguém olhando e perguntar “O que você está fazendo?”, pode responder: Estou sonhando uma alegria. Porque, no ponto máximo dessa viagem (que dá consistência aos sonhos), abrimos os olhos e, com as mãos, guardamos a alegria no bolso de trás. Feche bem, tome cuidado para não deixar escapar nada. Pode até lacrar com os dizeres “Somente em caso de emergência”. O mais importante é ter uma boa quantidade de alegria reservada. Para então, quando chegar a hora, tirar a alegria do bolso e virar personagem da felicidade de alguma criança.

Sonhando Juntos é um projeto da ONG Sonhar Acordado e foi trazido em 2004 para o Rio de Janeiro, onde realiza atividades para crianças com doenças graves ou terminais.
www.sonhandojuntosrj.blogspot.com

Serviço:

Tirando a Alegria do Bolso
Estórias do Sonhando Juntos
Ramon Ramos
Scortecci Editora
Cidadania
ISBN 978-85-366-2537-9
Formato 14 x 21 cm 
128 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home