A JORNADA CIENTÍFICA, PSICOLÓGICA E LITERÁRIA DE VIRGINIA WOLF / Márcio Hemerique

O presente livro pretende demonstrar como três romances específicos de Virginia Woolf são influenciados pelo Modernismo e feminismo respectivamente. Além de verificar as influências de tal época na escrita de Virginia Woolf, teorias psicológicas, bem como teorias científicas são usadas para retratar a influência das experiências de Woolf como notado em suas obras. Este estudo reconhece a autora, Virginia Woolf, sua vida e experiências. Notando o fato de que Virginia Woolf escreveu a maioria de suas histórias de uma maneira psicológica-orientada, podemos afirmar que existem teorias específicas que podem interpretar tais condições psicológicas com relação às experiências da própria Virginia Woolf.

A pesquisa considera três teorias: 1) a teoria do inconsciente, mecanismo de defesa da repressão, 2) teoria da emoção, consequência para a filosofia da estética e 3) a teoria da seleção natural que explica a diversificação na natureza. É considerando esses objetivos que o livro apresenta uma representação clara e concisa do que é essencial para se compreender e explicar a influência da psicologia, ciência e literatura nas obras de Virginia Woolf. O objetivo principal do livro é, portanto, realizar uma pesquisa detalhada dos processos de experimentação de escrita nos romances de Woolf durante o período modernista (Modernismo) e explorar como a ciência e a psicologia são expostas em suas obras, a par de fatores como estilos de escrita e a grande influência do feminismo (por notável ser a influência de tal nos romances de Woolf) e do Modernismo como um todo, bem como o psicológico e as implicações científicas destes nos romances acima mencionados. Assim, pretende-se com este estudo gerar teoria substantiva sobre as três teorias interrelacionadas, o fluxo de consciência, a loucura da pessoa, seu caráter e a própria linguagem considerando três romances de Virginia Woolf: Mrs. Dalloway (1925), To the Lighthouse (1927) e The Waves (1931).

O livro em si visa não só verificar a influência do feminismo nos romances de Woolf, mas também a influência psicológica que o feminismo trouxe para outros escritores (influenciados e fundados na interação entre a ciência, a psicologia e a literatura). Além disso, verificar-se-á como o Modernismo influenciou Woolf, a estrutura experimental e não convencional de seus romances e do próprio Modernismo. Para explicar o pensamento de Woolf, esta dissertação integra às obras de três teóricos: Sigmund Freud, William James e Charles Robert Darwin e os romances propriamente ditos.

Márcio Hemerique Pereira nasceu em 1980, em Campo Grande, MS. Estudou Letras e Tradução a nível de licenciatura e bacharelado na Faculdade de Letras e Ciências Humanas, Uniderp, concluindo o curso em 2000. Partiu para a Europa para cursar estudos em tradução e concluiu o seu primeiro mestrado em 2007, Estudos da Tradução Aplicada na London Metropolitan University. Deixou o país por um ano para dedicar-se exclusivamente ao estudo de literatura incorporada e, consequentemente, concluí o segundo mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas na Uminho em 2009. Sua dissertação de mestrado refere-se ao período modernista inglês focado em particular à Virginia Woolf (A Jornada Científica, Psicológica e Literária de Virginia Woolf - O que se Revela em Mrs. Dalloway, Rumo ao Farol e As Ondas). Volta a Londres para continuar a trabalhar e dedicar-se aos ensaios de tradução não-literária e decide logo prosseguir os seus estudos no ramo das literaturas. Em 2011 é admitido no curso de doutoramento em Ciências da Literatura, na Faculdade de Letras, Universidade do Minho, investigando o período da Inglaterra Vitoriana, mais precisamente, arte e poesia da Irmandade dos Pré-Rafaelitas (The Treatment of the Emotions in Pre-Raphaelite and late Victorian Poetry and Art) sob orientação da professora Paula Alexandra Varanda Ribeiro Guimarães. Seu domínio de especialização é a literatura inglesa, em particular os estudos vitorianos e estudos da poesia e arte. Sua atividade científica tem sido centrada na literatura inglesa e da cultura (dos séculos dezenove ao vinte um), em especial o estudo de poesia e poética, poesia e outras artes, bem como questões da ciência e poesia e sexo.

Serviço:

A Jornada Científica, Psicológica e Literária de Virginia Wolf
Em Torno de Mrs. Dalloway, To The Lighthouse e The Waves
Márcio Hemerique

Scortecci Editora
Ciência
ISBN 978-85-366-3087-8
Formato 14 x 21 cm
172 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home