COLETÂNEA ÔXE! - 2011-2012 / Vários Autores

Como tudo começou... Concebido em meio a boas risadas e muita troca de ideias numa roda de amigos, gestado sob o forte desejo de criar um espaço para o diálogo e a reflexão numa cidade onde isso parecia praticamente impossível. Em junho de 2009 nasce em Francisco Morato o Informativo Ôxe! - uma publicação mensal, organizada e mantida pela Ôxe! Produtora Comunitária, através da Associação Cultural Confraria Poética Marginal, alicerçada sobre a tríade comportamento, sociedade e cultura, que traz em suas páginas um conteúdo produzido principalmente pela própria população da cidade.

O Informativo Ôxe! é um veículo independente, distribuído gratuitamente em mais de 100 pontos de venda espalhados pelas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha, e desde suas primeiras edições vem se mostrando um importante catalisador e aglutinador de diferentes ideias, propostas, pessoas, agentes e grupos culturais que encontraram nele o suporte e o veículo para se fazer valer de um de seus direitos fundamentais: o de livre expressão. Inicialmente acreditava-se que a população faria uso desse espaço principalmente para reivindicar e protestar quanto a realidade que a cerca, mas surpreendentemente começaram a chegar para publicação uma grande quantidade de textos literários em forma de contos, crônicas e poesias. O conteúdo de reivindicação social estava e continua lá, mas a escolha da forma artística para se expressar foi uma grata surpresa para todos nós da equipe de produção do Informativo Ôxe!

Isso mostra primeiramente o quanto nossa região é carente de espaços para que sua população se expresse, seja vista, lida, ouvida e nos evidencia o forte caráter literário, quase educacional, que o Informativo Ôxe! adquiriu, representando não só um espaço para a livre expressão, mas também de incentivo à leitura, à escrita e à mobilização popular. A publicação dessa coletânea, que reúne todos os textos literários publicados no Informativo Ôxe! durante o período de junho de 2009 a junho de 2012, divididos em dois volumes – Coletânea Ôxe! 2009-2010 e Coletânea Ôxe! 2011-2012 – vem coroar os 4 anos de (R)existência dessa iniciativa cultural. E que essa empreitada seja a primeira de muitas outras. Esse é o nosso maior desejo!

Serviço:

Coletânea Ôxe!
2011-2012
Vários Autores

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-3252-0
Formato 14 x 21 cm
108 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home