A PRAGMÁTICA DO JORNALISMO POPULARESCO / Rafael Duarte Oliveira Venancio

O que é Pragmática? Campo heterogêneo, interdisciplinar e que cruza transversalmente campos definidos da tradição filosófica. A Pragmática é o estudo da linguagem em seu uso ou, em melhores palavras, o estudo da ação linguística. O que é Jornalismo? A Pragmática do Jornalismo, o cerne da sua ação linguística, está no ato de asseverar.

Ou seja, tanto viabilizar o acesso ao direito de informação como indicar sua veracidade por via de seu testemunho ou articulação de dados, fontes e investigações. O que é Popularesco? O Jornalismo Popularesco, nosso objeto teórico, por sua vez, pode ter sua origem traçada na americana penny press do final do século XIX, esses jornais populares de um centavo que se contrapunham aos dominantes jornais de seis centavos. Originários no mandato de Andrew Jackson, o crime era o principal combustível dos jornais de um centavo. Os duelos mortais entre pessoas proeminentes da esfera pública, a violência com prostitutas e as epidemias entre os mais pobres figuravam nas páginas deles.

O presente livro pretende mostrar a possibilidade atual de massificação em Jornalismo. Com isso, há aqui a consideração inicial de que o Jornalismo Popularesco é o objeto ideal para essa análise da massificação graças à sua linha editorial. A ideia é confirmar que a massificação se dá atualmente através de uma produção de sentido feita pela mídia e não por um estado ontológico do público.

Ou seja, não há um público que seja uma “massa passiva”, mas sim uma representação do público enquanto massivo. Assim, com o funcionamento aqui estudado, é possível demonstrar que esse tipo de massificação – ou seja, a representação de um público massivo, um público “Homer Simpson”, feita pelos jornalistas é prejudical aos anseios de democratização da comunicação, pois faz da pauta jornalística um filtro de controle que age contrariamente à construção de um diálogo público.

Rafael Duarte Oliveira Venancio é Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia e Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Serviço:

A Pragmática do Jornalismo Popularesco
Rafael Duarte Oliveira Venancio

Scortecci Editora
Comunicação
ISBN 978-85-366-3345-9
Formato 14 x 21 cm
176 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home