A TEMPESTADE / Paulo Emanuel Machado

Paulo Emanuel Machado nasceu em Salvador, Bahia, no dia 10 de janeiro de 1960. É psicanalista, mestre de Reiki e professor. Consagrou-se como monge durante nove anos num mosteiro contemplativo, na Chapada Diamantina, de onde saiu para estudar Filosofia com os Cônegos Regulares da Santa Cruz, em Anápolis, Goiás, e Teologia, na Arquidiocese de Feira de Santana, Bahia, mas não seguiu carreira religiosa, preferindo buscar os caminhos da psicoterapia e do ensino.

Também escreveu, dirigiu e atuou em cerca de dez peças de teatro nos anos 80 e no final dos anos 90 em Salvador, São Paulo e Feira de Santana. Dedica-se à literatura desde a adolescência, tendo artigos e contos publicados. A Tempestade é o seu primeiro romance, fruto da preocupação com crianças molestadas e terceirizadas, que conheceu em sua experiência de clínica e ensino. No entanto, trata-se de uma obra ficcional, resultado de sua escuta elaborada na fantasia de escritor. Escolheu narrá-lo na primeira pessoa por acreditar que a interação e identificação com o leitor produzirá efeitos emocionais dignos de uma catarse e também, como forma de engajar-se numa denúncia clara, política e existencial. Como clínico, acredita que o abuso e a negligência na relação com a criança é hoje uma epidemia, um verdadeiro problema social que vai além das quatro paredes de um consultório psicanalítico.

Como escritor e leitor, sabe que a narração de histórias é uma das artes mais ricas e mais antigas, na qual o ser humano tenta simbolizar o mundo e a dor de existir. Quando um psicanalista escreve, saindo do âmbito da teoria e mergulhando na ficção, é desejo seu refletir e fazer refletir o que normalmente fica reservado às esferas do silêncio e da mudez forçada aos humanos subjugados. Ele quis dar voz a uma criança estuprada aos 12 anos de idade, quando ela mesma já em idade madura, aos 42 anos, despenca de sua rotina de marido e pai em sintomas psíquicos, lapsos, atos falhos, sonhos, delírios e surtos. A criança molestada quis escrever sua história; dar-lhe sentido e significado, rumo e direção. O que o romancista deseja é que cada leitor olhe esta criança abusada e para os próprios abusos que o humano sofre do adulto, em diversas esferas, formas e graus.
Contato com o autor: pauloemanuel.10@hotmail.com

Serviço:

A Tempestade
Paulo Emanuel Machado

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-3444-9
Formato 14 x 21 cm
180 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home