DOENÇA DE CROHN: DESTINO OU DESAFIO? / Zidnah Debieux

Este é um relato das sessões de psicoterapia de uma paciente portadora da Doença de Crohn. Este tratamento durou quatro anos e meio. O procedimento psicoterápico seguiu as linhas da Psicologia Analítica empregando a Imaginação Ativa preconizada por Jung e da Psiconeuroimunologia utilizando por vezes a Hipnose Ericksoniana recomendada por Ernest Lawrence Rossi.

O relato engloba a história de vida de uma paciente que tem influência direta no surgimento de sua doença. Quando a paciente, cujo pseudônimo é Jade, iniciou a psicoterapia, já havia retirado um metro de seu intestino e tinha crises seríssimas de vinte e tantos episódios de diarréia em uma só tarde. A doença entrou em remissão e, desde 2005, Jade não apresenta qualquer sintoma.

“O Núcleo de Psiconeuroimunologia da Clínica da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica funcionou de 1999 a 2008 no município de São Paulo, estado de São Paulo, onde se iniciou o atendimento psicoterápico descrito neste livro. Conforme o nome faz supor, a Psiconeuroimunologia tem como objeto de estudo o eixo Corpo-Mente ou Mente-Corpo, como uma relação dinâmica e constante que se efetiva por meio da interação.

O símbolo e a vivência, neste trabalho, ganham relevância, no que diversos autores denominaram “transdução de informação”, ou seja, como a informação proveniente do contato com o símbolo, ou com as emoções contidas nessas experiências, vai se transformando ao passar de um sistema para outro, determinando o funcionamento desta pessoa como um todo: do nível genético celular, ao psíquico.”
(Citações contidas no Prefácio assinado por Dr. Luis Paulo Cotrim Amorim, Psiquiatra, Analista Junguiano, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica de São Paulo).

Zidnah Helene Debieux é Psicóloga Clínica, formada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – P.U.C.S.P., em 1982. Sua abordagem psicoterapêutica segue a linha de orientação junguiana. Aprimorou-se em Psiconeuroimunologia de 1999 a 2008 como membro do Núcleo de Psiconeuroimunologia da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica de São Paulo, inclusive com atendimento a pacientes com distúrbios do Sistema Imunológico. Em 2002 se tornou técnica em Neurofeedback, sendo também membro fundadora da A.B.B.I.O. – Associação Brasileira de Biofeedback. Especializou-se em Medicina Comportamental no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo – U.N.I.F.E.S.P.-E.P.M. em 2004. Atende pacientes em Psicoterapia desde que completou sua formação como Psicóloga em 1982.

Serviço:

Doença de Crohn:
Destino ou Desafio?
Zidnah Debieux

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-3560-6
Formato 14 x 21 cm 
172 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home