MEMÓRIAS E REFLEXÕES / Lourdes Maria Frazão de Moraes

Memórias e Reflexões, como o próprio título deixa claro, é o resumo de uma vida plasmada na herança cultural e histórica dos que a antecederam e lhes deram substância e sentido. Com esse título a autora homenageia seus ancestrais, remontando a historiografia dos lugares onde estão plantadas as suas raízes, tecendo comentários ora leves e jocosos, ora emocionantes e profundamente significativos.

Não se trata apenas de uma autobiografia, portanto, mas da história, em breve resumo, da formação cultural daquela fatia de nosso país, representada pelos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, a partir dos imigrantes vindos da França, Inglaterra, Alemanha entre outros países, em menor escala, atraídos pela riqueza natural daquela região do Delta do Parnaíba.

Vale a pena “viajar” com a autora, pelos trilhos da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal), pelas barcaças puxadas por vaporetos, que subiam e desciam o Rio Parnaíba carregadas de mercadorias, até os embarcadouros de Amarração, Atalaia e Tutóia (este último já no Maranhão), e conhecer esse passado que serviu de lastro à construção de suas memórias.

Memórias e Reflexões: Historiografia da região do Delta do Parnaíba, seu povo e suas raízes, resulta de um meticuloso trabalho de pesquisa empreendido por Lourdes Maria Frazão de Moraes, atribuindo a esta obra imenso valor estimativo e histórico.

A narrativa simples, porém repleta de detalhes, retrata a saga de uma família de imigrantes, desde o século XIX o que Lourdes Frazão denomina de memórias ancestrais chegando até onde ela chegou. A autora fala de sua trajetória de vida com a suavidade de uma mãe que conta uma história para um filho. São lembranças que espreitam, suavemente, a porta da memória da autora, e assim vão-se compondo as páginas.

Numa cadência harmoniosa, as ideias fluem e a narrativa acontece naturalmente, traço marcante do estilo da autora, envolvendo o leitor do início ao fim. Muitas passagens vêm em forma de poesia, que vêm de mãos dadas com a saudade. Segundo suas palavras, sua vida seguirá, “nas linhas que dão continuidade à narrativa”. O texto, envolvente e sedutor, é um convite à leitura.
Rosaura Hexsel

Lourdes Maria Frazão de Moraes nasceu na cidade de Piracuruca, situada ao norte do Estado do Piauí, onde se firmaram as suas raízes primárias. Ainda muito pequena mudou-se para a cidade de Parnaíba, na mesma região, junto com a família e lá teve a sua formação de primeiro grau. A formação secundária deu-se posteriormente em Fortaleza, em regime de internato. A mudança da família para Goiânia, no início dos anos sessenta, proporcionou-lhe a conclusão de seus estudos até a universidade bem como a formação de sua própria família. Já no cargo de Procuradora Federal mudou-se para Brasília, em 1991, onde permanece até hoje, cercada pelos seus filhos e netos, dedicando-se à literatura e à vida no campo. São da autora os livros Catarse, poesias e prosas poéticas, Páginas Avulsas – Temas de Direito e Outros e Falando de Amor, ainda não publicado. A autora dedica-se ainda à literatura jornalística, publicando artigos em jornais e revistas sobre temas da atualidade.

Serviço:

Memórias e reflexões
Lourdes Maria Frazão de Moraes
Scortecci Editora
Autobiografia
ISBN 978-85-366-3642-9
Formato 14 x 21 cm 
96 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home