AQUILO QUE JÁ FOMOS / Jairo Paulo Cisz

Diversas paisagens, do sacro ao contemporâneo são o berço de Aquilo que já fomos. Paisagens estas que resgatam a fé no inexplicável ser humano, aprendendo a partir do passado para moldar o presente e o futuro. Retratando o curso da vida, com seus desejos e moralidades contrastantes, padrões sociais, infância, maturidade e desvanecimento, o autor consegue delinear paisagens ora puras e reais, ora chocantes e surreais, deixando visível nos contos o amor filial, fraterno, sano, insano e ágape.

E, no universo do amor e fé, não peca o autor em definir a essência exata dos personagens tão inconstantes, que possuem nuances do cristianismo mítico, ao mesmo tempo em que revisita o passado, buscando na mitologia e cultura popular suas histórias. Aquilo que já fomos requalifica a fé no contexto de nossas vidas. Experiências e esperanças. Concreto, transforma-se num porta-retratos onde muitos de nós podemos colocar a nossa própria imagem ou das pessoas que nos são próximas ou desconhecidas, mas sabidas, consciência e conceito. Terminada a leitura, passamos a ser aquilo que já fomos, enquanto humanos, pulsantes, células de um todo atemporal e onipresente.

É possível o homem se transformar através da fé? Aquilo que já fomos leva o leitor para dentro de experiências junto ao inexplicável ser humano. Nos quinze contos que integram o livro, a presença do amor é constante. Seja ele filial, fraterno, sano ou insano. Com uma narrativa que leva em consideração o ambiente dos personagens, as histórias nem sempre buscam caminhos plausíveis ou padrões. O conto “Nas sombras do pecado” narra o sofrimento de uma mulher que não conseguiu na fé apagar seu passado. Já em “Guardiões da Terra” o foco caminha em direção a um mundo ainda inexplorado. Aquilo que já fomos é o retrato de um futuro em transformação através de nossas experiências e esperanças.

Jairo Paulo Cisz nasceu em Massaranduba (SC), em 6 de fevereiro. Aos dez anos se transferiu para Jaraguá do Sul (SC) com a família. Terminou o ensino médio na cidade, além de cursar a faculdade de Estudos Sociais. Graduou-se em Letras pela FURJ, atual UNIVILLE, em Joinville (SC). Desde 1989 mora em Curitiba (PR), onde se graduou em Ciências Contábeis pela FESP. Possui duas especializações na área pública. Atualmente é servidor da Prefeitura Municipal de Curitiba (PR). Aquilo que já fomos é sua primeira obra publicada.

Serviço:

Aquilo que Já Fomos
Jairo Paulo Cisz

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-3710-5
Formato 14 x 21 cm 
168 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home