NHATSI - ELOS E LAÇOS / Davambe

“Zefanias Kazembe, moçambicano que morava na cidade de Moamba, em Moçambique, estava diante de um lindo jardim, assistindo à passarinhada que conversava freneticamente enquanto construía ninhos na copa da árvore. Em outros ninhos nasciam filhotes. Ele os via ensaiando os primeiros voos.

Ficava horas a fio vendo o espetáculo da copa de sua casa. Era dessa copa que assistia também à televisão reprisando os certames da Copa da África do Sul, mas ele agora andava com outras intenções. Um pensamento cruzou em alta velocidade e freou bruscamente, a reivindicar uma vaga para estacionar em sua cabeça. Queria assistir à Copa do Mundo de futebol no Brasil, ao vivo.”

E assim Zefanias chega ao Brasil, de alguma maneira colocando para girar uma engrenagem que faz seu caminho cruzar com o de diversos personagens, do Brasil e da África, numa história que une passado, presente e futuro, tecnologia da informação e crenças ancestrais e discute, afinal, o que é desonestidade, não aquela que aparece no noticiário de TV envolvendo figurões, mas a outra, não menos presente e importante, levada a cabo por gente comum, que deveria combatê-la nos atos simples do dia a dia.

Nhatsi é uma fruta silvestre de Moçambique. Quem nos apresenta a ela é Davambe, pela história de Zefanias Kazembe. Ambos têm em comum o fato de terem nascido em Moçambique e dedicarem-se à área de Tecnologia da Informação. Mas esta é uma obra de ficção.

Como acontecem com muitos relatos ficcionais, o novo livro de Davambe parte de um recorte da realidade e, ao final, nos deixa distantes do ponto de partida, tendo cumprido sua missão de nos envolver com suas tramas e subtramas. Deixa-nos diferentes também do que éramos ao iniciar a leitura, porque não passamos incólumes a suas palavras.

Elo é cada uma das argolas de uma corrente – e esta história fala de lutas, tanto políticas como pessoais, de correntes que se quebram facilmente, e outras que parecem quase indestrutíveis.

Laço, no sentido figurado, quer dizer vínculo, ligação. Existem laços familiares, culturais, de afinidade e muitos outros. A obra fala de laços que se formam, desformam e deformam, no encontro e desencontro de múltiplos personagens, racionais ou não, do passado, presente e futuro, de “carne e osso” ou etéreos e fantasmagóricos.

Nhatsi – Elos e Laços, quarta obra publicada de Davambe, é esta fruta de sabor diferente, nunca provada aqui, que enseja uma profunda reflexão sobre o que nos une e define, como povo (no sentido sociológico do termo) e como seres humanos, e nossos valores, como honestidade, responsabilidade, solidariedade e tantos outros, tão escassos e esquecidos.

Davambe nasceu na cidade de Maputo, capital de Moçambique, em 2 de janeiro de 1959. Mora em São Paulo, Brasil. É pós-graduado em Engenharia de Software, Literatura e Estudos Linguísticos. Publicou os seguintes livros:
A Sereia de Tupã
Tanto Lá Quanto Cá
O Segredo da Felismina
Contatos:
contato@davambe.com.br
www.davambe.com.br

Serviço:

Nhatsi:
Elos e Laços
Davambe
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-3689-4
Formato 14 x 21 cm 
152 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home