O ROLA-BOSTA / José Carlos Manço

O homem idoso não sabia, mas naquela data ocorria o equinócio da primavera no Hemisfério Sul. Quando a metade do disco solar já se encontrava encoberta abaixo da linha do horizonte, assinalando o início da noite, o rola-bosta iniciou a sua jornada.

De quando em quando, Jeremias olha para o leste, na direção do Sol, que já segue bem alto no horizonte, e Anah pergunta, “Para onde você está olhando?”, e ele responde, “Observando como é bonito o Sol, qualquer dia você vai entender melhor o que quero dizer com isso.”

Este volume reúne seis histórias que não mostram nexo entre os temas narrados. Ou será que há, entre as histórias, algum tipo de vínculo que não seja estritamente temático? Será a cidade de Riacho Escuro, local onde o narrador diz que as ações se iniciam, ou se desenvolvem, no todo ou em parte? Ou há, entre elas, um vínculo menos explícito, a ser descoberto pelo leitor, individualmente?

Assim como nos seus dois livros anteriores – As Ruas e Tema e Variações, o autor parece não respeitar os limites entre a narração de fatos reais e de outros com elementos narrativos fantasiosos. Ao final da leitura, resta indagar se o texto d’O Rola-Bosta e outras histórias é a obra que completa uma trilogia na sequência das duas publicações citadas acima.

José Carlos Manço vive em Ribeirão Preto (SP), cidade onde nasceu em 1936. É médico e professor universitário aposentado. Este é seu terceiro livro de literatura não científica.

Serviço:

O Rola-Bosta & outras histórias
José Carlos Manço

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-3972-7
Formato 14 x 21 cm 
100 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home