PATRONOS DA ACADEMIA CARIOCA DE LETRAS / Gastão Rúbio de Sá Wayne (org.)

Lembra o autor que, em experiência anterior, elaborou, com o mesmo esmerado cuidado — sem falsa modéstia — um análogo e singelo trabalho de pesquisa como este, sobre os cinquenta Patronos da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), da qual, com grande orgulho e felicidade, é um de seus membros efetivos.

O retorno foi extremamente gratificante: o autor ampliou em muito os seus laços de amizade, e o caríssimo confrade Nuno de Castro, em uma de suas idas a Lisboa, por iniciativa própria, conseguiu incorporar vários exemplares do livro da ALBL ao acervo da Biblioteca de Lisboa. O autor se sentiu plenamente recompensado!

Como se não bastasse, na elaboração deste trabalho sobre os Patronos da Academia Carioca de Letras, o autor foi recompensado por antecedência, pois foi agradável e honrosamente surpreendido com uma gentil carta, escrita de próprio punho, recebida do ilustre, diferenciado e querido acadêmico Fernando Whitaker da Cunha, cujos termos, extremamente cavalheirescos, elogiosos e repletos de ensinamentos, me encheram de emoção e alavancaram meu entusiasmo para concluir este modesto trabalho de pesquisa o quanto antes.

Neste livro, o autor não tem a pretensão de apresentar uma obra de profunda erudição ou de refinada crítica literária sobre os Patronos da Academia Carioca de Letras (ACL). Busca, sim, elaborar um trabalho de cuidadosa e judiciosa organização dos dados obtidos em referências consagradas e confiáveis sobre as quarenta excelsas personalidades que emba-saram a fundação dessa colenda instituição e que contribuíram, de diferentes formas, para um relevante e indelével desenvolvimento cultural nos campos literário, artístico e científico.

Partindo do Rio de Janeiro, a abençoada Cidade Maravilhosa, esses conhecimentos gerados pelos Patronos da ACL espraiaram-se por todo o país, ultrapassando as fronteiras nacionais, constituindo-se em lídimo orgulho para todos os brasileiros.

Por outro lado, este trabalho de pesquisa visa, principalmente, ampliar o espírito de integração entre os apaixonados sobre o te-ma tratado e se destina, primordialmente, ao leitor que mostre o desejo de conhecer, com uma vi-são global e no que é fundamental, todos os excelsos Patronos aqui abordados.

Por isso, este livro não pode conter longas explanações, resumindo textos ao que lhes seja essencial para caracte-rizar cada um dos quarenta gran-des brasileiros aqui lembrados quanto a seu perfil, síntese biográ-fica e principais obras.

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multidisciplinar, vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas:
1) DIREITO E LITERATURA — É Advogado e Bacharel em Direito (Faculdade de Direito da USP-FDUSP) e Doutor em Filosofia do Direito (FDUSP); 2) ENGENHARIA QUÍMICA — É Engenheiro Químico pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ); Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (Escola Politécnica da USP); Pós-Doutorado em Design Projects pelo University College de Londres; 3) MATEMÁTICA — É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística da USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado — FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, preferencialmente para negros, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de 5 anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 20 anos. É Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Publicou mais de 20 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É violonista, lançando diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras.

Serviço:

Patronos da Academia Carioca de Letras
Gastão Rúbio de Sá Weyne (Org.)

Scortecci Editora
ISBN 978-85-366-3982-6
Formato 14 x 21 cm 
104 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home