FUGINDO DA SECA / Elena Urias

Fugindo da Seca, a primeira obra teatral de Elena Urias, foi inspirada em fatos reais, relatados por Maria Pessoa, uma companheira de quarto que, nas longas noites de insônia, confidenciava-lhe o drama vivido por sua própria família.

A obra conta a saga de mais uma família nordestina que, para fugir da fome, vem para São Paulo em busca de uma vida melhor. A história se desdobra em três gerações, com a primeira se passando no Nordeste e as outras duas na cidade  de São Paulo.

Chico e Maria, acossados pela seca e temerosos pelo futuro de Catarina, a filha do casal, decidem vir para São Paulo, a exemplo de outros tantos conterrâneos. Com Catarina e Fortunato, a história enriquece a segunda geração, completando-se com Ana Maria e Gabriel, na terceira.

À semelhança do drama circense e beirando o melodrama popular, Elena Urias vai tecendo os conflitos de cada geração para, ao final, revelar o universo de precariedade em que está mergulhada boa parte da espécie humana, principalmente aquela despossuída, inclusive, do direito à própria existência.

Elena Urias nasceu em 17 de agosto de 1950, em Álvares Machado, interior do estado de São Paulo, onde passou sua infância e adolescência.Aos vinte anos mudou-se para São Paulo, onde, após terminar o Ensino Médio, diplomou-se em Auxiliar de Enfermagem, trabalhando como enfermeira em vários hospitais da capital paulista, até a sua aposentadoria. Sempre fascinada pelas Artes Cênicas, realizou um curso de for-mação de atores, tornando-se atriz profissional. Realizou diversos cursos de dança, especializando-se em dança cigana. Participou também de alguns filmes, como atriz.
Fugindo da Seca é a sua primeira obra teatral, criada como exercício de conclusão de um curso de Dramaturgia, realizado na Confraria da Paixão – Teatro e Cultura Popular, em São Paulo.


Serviço:

Fugindo da Seca
Elena Urias

Scortecci Editora
Teatro
ISBN 978-85-366-4017-4
Formato 14 x 21 cm 
100 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home