GESTÃO COMO GESTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO / Sandra Sanches Raymundo

Como promover um movimento de reorientação curricular que, na Educação Infantil, tem como fundamento a expansão de conhecimentos com base em uma real ampliação de experiências e interações com as coisas do mundo e do espaço escolar? – Quais são os caminhos a trilhar num processo efetivo de participação dirigido à consecução do projeto político pedagógico, garantindo espaço para o equacionamento de conflitos e divergências, mas não reduzido às práticas de padronização e assembleísmo? – Como garantir a autonomia da escola frente aos atos de desqualificação e desprezo praticados sistematicamente pelos governos nas relações com as escolas? ”

Com essas indagações a autora inicia uma reflexão que ocorre em fluxo à medida que narra sua experiência ao gerir projetos, no interior do seu papel enquanto diretora de escola na rede pública de ensino. Num discurso mais afeito ao tom de manifesto, discorre sobre a “gestação” do currículo escolar no movimento de formação do grupo de educadores e sua constituição enquanto coletivo que se apropria da função educativa ao projetar formas de pensar a educação em práticas que se realizam numa perspectiva libertária.

Os princípios curriculares da ludicidade, afetividade, ética e estética, presentes na proposta pedagógica, expressam-se nas relações que permeiam a vida escolar. Desta forma, o livro convida “a expandir a reflexão de temáticas relacionadas a consecução do Projeto Político Pedagógico, numa leitura interativa, pois acredita -se que as experiências possam sugerir pontos de encontro ou definição de outros caminhos e, assim, estimular nos leitores reflexões e atitudes renovadas em relação às práticas de gestão”.

Sandra Sanches Raymundo atua como diretora de escola da rede pública, da cidade de São Paulo. É formada em Ciências Sociais e Pedagogia e participa como capacitadora em cursos de formação profissional. Na Educação Infantil, já na década de 90 levou a cabo projetos de reorganização do espaço escolar com referências no brincar e na transformação da sala de aula em pequenos ambientes abertos a mobilidade, interação, escolha e experimentação. Enquanto profissional sempre usou a palavra e os gestos críticos para contrapor-se as políticas de instrumentalização da escola enquanto agência de atendimento massificado, homogeneizante e regulador do pensar, conhecer e manifestar-se. Sua ação como educadora projeta a constituição da escola enquanto espaço comprometido com as pessoas num diálogo com a cultura, pluralização de saberes, princípios éticos, afetivos e estéticos de aprendizagem dialógica com as coisas da vida e do mundo.

Serviço:

Gestão Como Gestação do Projeto Político Pedagógico
Sandra Sanches Raymundo

Scortecci Editora
Aprendizagem
ISBN 978-85-366-4003-7
Formato 14 x 21 cm 
144 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home