DESCOBRINDO A GEOMETRIA EUCLIDIANA NAS IGREJAS BARROCAS DE DIAMANTINA / Camila Cordeiro / Douglas Santiago / Layanne Ventura / Márcia França / Natanny Simões / Raquel Sapunaru

A paisagem urbana da cidade mineira de Diamantina é marcada por edificações do século XVIII que remontam ao surgimento do núcleo urbano, impulsionado pela descoberta de jazidas de diamantes na região. A arquitetura barroca religiosa se revela como peça-chave dessa paisagem e é caracterizada por pequenas igrejas com forte contraste entre o interior e o exterior.

Enquanto o primeiro é adornado com pinturas e esculturas rococós, observa-se uma concepção formal exterior simplificada, singela, conformada por fachadas traçadas por elementos primários e simples, mas que guardam riquezas geométricas que são exploradas por este livro através do estudo prático da geometria euclidiana. Dessa forma, esta proposta promove uma dupla aproximação: da geometria, promovendo sua observação cotidiana, e da arquitetura, reaproximando-a da matemática, uma vez que esta possui papel fundamental na concepção do espaço construído.
Janaína Matoso - Arquiteta e professora de Desenho Técnico da UFVJMA

Serviço:

Descobrindo a Geometria Euclidiana nas Igrejas Barrocas de Diamantina
Camila Cordeiro
Douglas Santiago
Layanne Ventura
Márcia França
Natanny Simões
Raquel Sapunaru

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-3983-3
Formato 14 x 14 cm 
76 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home