PEREIRAS / Carlos de Morais / Mozart Morais / Salvador de Jesus Pais

Os autores desta obra tiveram, então, a seguinte preocupação: deixar registrado para cada leitor o que foi Pereiras em seu passado mais longínquo, em seu passado mais recente e o que é no presente. Carlos de Morais e Mozart de Morais, professores, historiadores e autores de diversos livros, não só foram os grandes pesquisadores da origem e evolução de Pereiras, no seu período mais remoto, como também conviveram aqui com um passado mais recente.

Por tal motivo é que retrataram, com maestria, a vida em Pereiras nos seus mais significativos momentos. Salvador de Jesus Pais, professor e ex-aluno de Carlos de Morais, procurou, na coautoria desta obra, mostrar Pereiras como hoje se encontra, dando-nos uma visão global de sua ascensão, justamente porque conhece a fundo a realidade pereirense, já que sempre foi o grande incentivador do desenvolvimento de sua terra. Esperamos que, todos que percorrerem pelas páginas deste livro, captem a sua essência pura e singular: mostrar a ligação entre o presente e o passado de Pereiras, com olhos voltados para o seu futuro, seguramente de glórias.

Natural de Pereiras, interior de São Paulo, nasci no dia 10 de fevereiro de 1948. Após concluir o ensino primário, matricularam-me no Seminário Menor São Carlos Borromeu, em Sorocaba, onde estudei até o final do segundo grau. Desde pequeno percebia o meu acentuado gosto pelas artes, principalmente por aquelas ligadas à música, poesia e teatro. Com base nos ensinamentos do maestro Sabatino Pastore, pude fazer parte das Corporações Musicais Lyra Santa Cecília, em Pereiras, e Musical São Carlos Borromeu, em Sorocaba. Mais tarde, o prazer pela música e poesia me levou a vencer, várias vezes, como compositor e intérprete, participando dos festivais de música popular, em Pereiras. Como soprano e instrumentista, participei do Coral Pio XII do Seminário Diocesano; como ator, trabalhei no Grupo Teatral do Seminário Diocesano de Sorocaba, no grupo “Carlitos”, em Pereiras, e Grupo Teatral Universitário da Faculdade de Assis; e ainda houve tempo de me apaixonar pelo futebol.

Iniciante na política, fui eleito vereador, atuando na Câmara Municipal de Pereiras, no período de janeiro de 1993 até dezembro de 1996. Em 2014, fui reeleito presidente da rádio comunitária local, Rádio Millenium FM – 87.9, onde elaboro e apresento um programa de música popular brasileira. Agora, convidado por meu velho mestre, professor Carlos de Moraes, o Seu Tito, para uma honrosa parceria, aceitei o desafio. E por se tratar de um livro literário e documental, tenho certeza de que as gerações vindouras terão claras referências para um completo estudo sobre a história da pequenina Pereiras.
Salvador de Jesus Pais, o Doda

Ambos nascemos em Pereiras, cidade onde plangiam violinos e violões, que morríamos de suspiros e saudades nas serenatas urdidas nas noites enluaradas. Mozart, membro do Clube dos Escritores Piracicaba e da Academia Botucatuense de Letras. Carlos, membro do Clube dos Escritores Piracicaba, da Academia Piracicabana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Estudamos as primeiras letras no Grupo Escolar de Pereiras e nos formamos na Escola Normal Barão de Suruí, em Tatuí. Logo em seguida, ao ingressarmos no magistério público paulista, como professores primários, iniciou-se uma carreira, abraçada com o calor do entusiasmo e o ardor da esperança. Como professores, separamo-nos para viver e construir uma profissão, nas diversas cidades do interior paulista, em busca de sonhos para as crianças que chegavam cheias de esperança à escola. Agora, como filhos de Pereiras, participamos da elaboração de um livro dedicado à nossa cidade. Embora tenha falecido, Mozart com certeza estaria junto comigo para transmitir a todos os pereirenses nossas emoções, contentamentos e a honra de ter como parceiro  na composição do livro, o ex-aluno, Salvador de Jesus Pais – o Doda. Se Mozart estivesse comigo, estaríamos chorando de saudades.
Carlos de Morais

Serviço:

Pereiras
Uma História Vivida
Carlos de Morais
Mozart Morais
Salvador de Jesus Pais
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-3977-2
Formato 14 x 21 cm 
80 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home