O DESEJO HOMOERÓTICO NO CONTO BRASILEIRO DO SÉCULO XX / Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes

O Desejo Homoerótico no conto brasileiro do Século XX de Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes é uma obra de crítica literária e cultural, em que se percorre os caminhos da literatura brasileira que tem como personagens principais gays, lésbicas e travestis, evidenciando seus conflitos, desejos e como se forma essa subjetividade na literatura e na sociedade do período. A obra é composta por cinco capítulos que, diacronicamente, descrevem e analisam questões como subjetividade, violência contra as minorias sexuais, erotismo, medo, opressão, constituição familiar, tais temas sempre articulados com o discurso literário. É, com efeito, um livro para ampliar saberes sobre as configurações do homoerotismo na literatura e na cultura brasileira.

O livro que o leitor tem em mãos se abre para várias aventuras nos terrenos do desejo. Aventura, neste sentido, quer dizer os modos pelos quais várias vozes de autores e autoras da literatura brasileira configuraram o desejo homoerótico, tangenciando diversos campos de interditos, como o religioso, o familiar, o jurídico e o cultural como um todo. O autor desta obra aventura-se também no perquirir o desejo desejado e desenhado nos contos brasileiros do século XX. Assim, o leitor irá descobrir caminhos, terrenos e ideias introjetadas na contística brasileira, a partir do olhar do pesquisador que torna pública sua visão sobre um século de escrita do desejo homoerótico no Brasil, questionando os lugares fixos da cultura que engendraram visões estereotipadas sobre pessoas-personagens que se orienta(va)m afetiva e sexualmente para os do mesmo sexo.

O livro em pauta, por sua vez, centra-se nas configurações de personagens da ficção, estabelecendo estreitas relações ideológicas entre os modos de pensar de homens que gostam de homens, mulheres que gostam de mulheres e homens e mulheres que gostam de homens e mulheres simultaneamente, construindo uma interpretação que trará para o leitor outro modo de ler e de ver essas personagens de ficção: porque mais próximas de nós, quase refletidas no e pelo desejo. Imagens necessárias para se entender subjetividades nos dias de hoje.
Antonio de Pádua Dias da Silva - Escritor, professor e pós-doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Compreender os conflitos, os dramas e as vivências das personagens gays, lésbicas e travestis da contística brasileira foi, talvez, o principal desafio almejado nesta obra de crítica literária, realizada, por meio de um olhar que tenta, de forma minuciosa, descrever detalhes dos textos e contextos que analisa, desenvolvendo uma postura de enfrentamento aos dogmas tradicionalistas e patriarcais que insistem em “calar” as vozes marginalizadas das minorias sexuais. Acreditamos que a literatura de temática homoerótica possibilita uma ruptura na maneira de se perceber a sexualidade humana. Do início ao fim do século XX, de maneira mais ou menos ousada, agressiva ou despudorada, podemos observar obras literárias que buscaram ao menos quebrar o silêncio de não se mencionar ou de não se representar os relacionamentos amorosos ou somente sexuais entre pessoas do mesmo sexo.

Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - É graduado em Letras e mestre em Literatura pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns, onde leciona componentes curriculares sobre Literatura Brasileira e Portuguesa, e é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba. Sua jovem postura acadêmica tem se pautado constantemente nas discussões sobre gênero e sexualidade na literatura e na cultura. Procura, por intermédio de sua atividade de crítico literário e de docente, dar visibilidade a obras literárias marginalizadas, promover o debate entre linguagem literária e representação de grupos não hegemônicos e construir uma educação literária voltada ao currículo multiculturalista com enfoque em temas sobre diversidade sexual e de gênero.

Serviço:

O Desejo Homoerótico no Conto Brasileiro do Século XX
Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes

Scortecci Editora
Literatura
ISBN 978-85-366-3976-5
Formato 14 x 21 cm 
264 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home