A MISSÃO DE COMUNICAR / Ruy Guarany Neves

A Missão de Comunicar é uma coletânea de artigos publicados na mídia amapaense, fruto de um trabalho jornalístico realizado desde os tempos do ex-Território Federal do Amapá até a época atual. Nos artigos de títulos instigantes como “Secreto, mas nem tanto”; “Brasileiros, apertem os cintos”; “Batata quente”; “Lei vira potoca”; “O herege e o sacristão”; “Matar aula pode dar cadeia”; “Paz e amor geram pavor”; “Causos que divertem”, entre outros, Ruy Guarany narra, revela e comenta acontecimentos históricos regionais, nacionais e internacionais, além de eventos culturais e outros fatos folclóricos.

O resultado é uma incontestável lição de história, além de um conjunto de ideias sobre o Amapá e o Brasil, para todos os amantes da leitura e demais curiosos, e pode servir de subsídio às gerações presentes e futuras, porventura interessadas em pesquisar e conhecer o conteúdo do livro como forma de enriquecer e difundir conhecimentos.

Ruy Guarany Neves, amapaense de Oiapoque, é jornalista e técnico em eletrônica, aposentado. O talento para a escrita manifestou-se ainda na infância, quando em sala de aula escreveu críticas à professora por causa do uso da palmatória nas sabatinas de tabuada. Em 1947, mudou-se para Macapá a fim de completar os estudos e ingressou no serviço público como radiotelegrafista. Após alguns anos, exerceu, também, o cargo de superintendente de telecomunicações do Território Federal do Amapá, sob o qual, em 1972, fez parte do grupo de trabalho para o estudo da viabilidade da televisão em Macapá. Durante a carreira de servidor público, já publicava artigos no Jornal Amapá, alguns de conteúdo técnico. A partir de 1983, após a aposentadoria, dedicou-se ao jornalismo escrevendo para o Jornal do Dia e Diário do Amapá com centenas de artigos publicados. Jornalista autodidata cujos textos surpreendem pelo humor crítico, em 1995 foi destacado no livro Colunistas Brasileiros, editado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, entre os melhores formadores de opinião do País. É também autor do livro O Homem da Fronteira (2006). Hoje, aos 83 anos e sempre atento aos acontecimentos do nosso tempo, mantém o mesmo entusiasmo para escrever e, de forma bem-humorada, costuma dizer que possui duas canetas: uma azul para aplaudir e outra vermelha para “malhar”.

Serviço:

A Missão de Comunicar
Ruy Guarany Neves

Editora Scortecci
História
ISBN 978-85-366-3251-3
Formato 14 x 21 cm 
408 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home