A GUILHOTINA E O HOMEM / Leandro Couto Carreira Rincon

No ano de 2014, ao centenário de nascimento de Albert Camus (1913) se impôs a rememoração do início daquele evento que definitivamente modificou a relação do homem com o absurdo: a Primeira Guerra Mundial. Morto precocemente (e o absurdo nos obriga a perguntar quem não o é) e de forma violenta – qual não é –, Camus teve poucos anos (apenas quarenta e sete) para observar e criticar o mundo que se lhe apresentava; ainda assim, soube tecer com brilhantismo inigualável um profundo retrato político, filosófico e literário de seu tempo, não deixando que suas convicções fechassem os olhos aos fatos.

A presente e fundamental obra introdutória de Leandro Ricon, não apenas explicita o quão associado à sua época esteve o franco-argelino, mas além disso, brinda-nos com a nítida e justíssima sensação de que, mais do que eivado de seu tempo, o pensamento camusiano foi capaz de tornar o seu tempo (e os vindouros) em tempos eivados de Camus.
Leonardo Malgeri

Leandro Couto Carreira Ricon, doutorando e mestre (2013) em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ), na linha de Poder e Discurso; graduado em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2010); e pesquisador da Universidade de Pernambuco através do Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina, na linha de História do Tempo Presente e do Laboratório de Estudos Históricos e Midiáticos das Américas e da Europa (LEHMAE -UFRJ). Tem se dedicado à pes-quisas acerca de Teoria e Filosofia da História, Historiografia e da relação música-sociedade a partir do século XVIII. Publicou, em 2012, o livro Por uma ópera alemã: Richard Wagner e o início de seu nacionalismo musical.

Serviço:

A Guilhotina e o Homem
Leandro Couto Carreira Rincon

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-4058-7
Formato 12 x 18 cm 
108 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home