RELAÇÕES INTERNACIONAIS, CRISE E MUITO MAIS... / Aurélio Hess

A obra trata da crise mundial que iniciou em 2008, discutindo suas origens, motivos e abrangência. Abordando as relações internacionais, os problemas enfrentados e as soluções que foram aplicadas por cada país e seus resultados. Tudo isso é retratado de forma romanceada, com a intenção de instruir e entreter. Sem rigor acadêmico, mas com dados reais e compondo rica fonte de informações para pesquisas por estudantes e pessoas interessadas em Relações internacionais, finanças globais, ética e outros assuntos correlatos.

A crise que iniciou em 2006 nos Estados Unidos e cresceu ao longo de 2007, deflagrando um processo mais profundo em 2008, com a falência declarada do Lehman Brothers Bank, afetou o mundo de forma profunda e inesperada. A gravidade da crise foi comparada à de 1929 por vários analistas, economistas, estrategistas, ministros e chefes de Estado por todo o mundo. A conformação geopolítica global foi alterada, tornando países – até aqui “exemplos” – réus prováveis num julgamento de ética nos negócios.

Na outra extremidade, países menos expressivos – e até então “suspeitos” – tornaram-se motores da recuperação. Um ano depois da eclosão da crise, a nova estrutura mundial emergiu, saltando aos olhos do mundo, surpreendendo muitos dos “pregadores do caos”. A origem, os motivos e o desenrolar dos acontecimentos foram aqui retratados da forma mais completa e correta possível, embora sem rigor acadêmico. A meta desta obra romanceada transcende a intenção de divertir. Tenciona instruir e inspirar. Contribuir com o entendimento de diversos fenômenos sociais e econômicos, de forma divertida, instigante e agradável.

Todos os fatos aqui mencionados são reais, com exceção do protagonista, do repórter e de outros personagens desconhecidos do grande público, criados para enredar a trama. A meta desta obra romanceada transcende a intenção de divertir. Tenciona instruir e inspirar. Contribuir com o entendimento de diversos fenômenos sociais e econômicos, de forma divertida, instigante e agradável. A ideia é ensinar como o mundo funciona, sob a perspectiva dos negócios, da economia e das relações entre nações, de forma simples e de fácil compreensão.

O enredo vai além do entretenimento, informando, embora sem rigor científico, datas, países, decisões de câmaras internacionais, soluções econômicas, políticas, dados socioeconômicos, geográficos e geopolíticos. Discute ética, educação, relações humanas, empresariais e internacionais. Trilha terrenos fronteiriços, como amizades pessoais e profissionais, afetos amistosos e conjugais, conhecimentos técnicos e empíricos, admiração e inveja. A despeito do caráter ficcional da obra, tais informações constituem fonte rica e segura de dados, informações e conhecimentos. Oferecem oportunidade de reflexões importantes para o leitor. Cabe lembrar que toda simplificação traz riscos a quem a pratica. Comigo não foi diferente.

Aurélio Hess

Aurélio Hess é professor universitário desde 1998, tendo lecionado nas maiores universidades do país. Mestre em Planejamento Financeiro pela PUC/SP, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/SP e doutorando pela USP, trabalhou em cinco das vinte maiores empresas do Brasil.

Serviço:

Relações Internacionais, Crise e Muito Mais...
Aurélio Hess

Scortecci Editora
Política
ISBN 978-85-366-4075-4
Formato 14 x 21 cm 
284 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home