VENTURAS E DESVENTURAS DE UM EX-ESQUERDISTA / Valentim de Souza

Neste trabalho, Valentim de Souza abre seu coração como forma de narrativas com sentido autobiográfico, focando objetivamente fatos ocorridos no curso de sua juventude, em que revela ações de ativista na política estudantil e mesmo partidária. Relata, sem preocupação de encobrir os acontecimentos polêmicos, em particular para a classe média, com os costumes mais conservadores de épocas passadas.

Analisa momentos de incertezas que foram surgindo com o passar dos anos em sua formação adulta, em que se obrigou a dedicar seu tempo às atividades profissionais, sem, contudo, alienar-se dos acontecimentos políticos vividos pelo país. Vive, conscientemente, as metamorfoses de uma vida adulta, preocupando-se em não renegar atitudes coerentes com uma filosofia idealista, sobretudo na peleja pela justiça social. Expõe relacionamentos sociais com pessoas que fizeram história na vida política do país, confessando suas afinidades de posicionamento em agremiações político-partidárias. Boa leitura!

Muito se fala hoje, especialmente no ambiente profissional, que o ser humano precisa estar preparado para mudanças. Sinal dos tempos “instáveis” que vivemos, em que os avanços tecnológicos parecem ter acelerado o relógio e tudo constantemente se transforma – em curto período de tempo, somos obrigados a aprender e nos habituar a fazer as coisas diferentes, às vezes radicalmente diferentes do que vínhamos fazendo até então. Venturas e desventuras de um ex-esquerdista tem como matéria-prima as memórias do autor, desde as lembranças da infância até os fatos mais recentes da produtiva vida do homem, trabalhador e cidadão Valentim de Souza.

A infância, embora não tenha sido fácil, lhe deu uma importante base moral, que o ajudou a se posicionar e transitar com correção e honradez em meio às diversas situações com que se deparou na juventude e maturidade, aí incluída sua militância política. Tendo já rompido a barreira dos 80 anos, bem e intensamente vividos, sereno e lúcido, o autor consegue enxergar a própria história com olhar crítico, despojado de falsa modéstia e vã presunção, como só consegue aquele que pode voltar-se para seu passado com a certeza de que, se não acertou sempre (e quem acerta?), nunca se omitiu nem deixou de assumir a responsabilidade por seus atos e convicções.

Se as memórias são a matéria-prima da obra, a palavra transformação dá o colorido e o tom à sua narrativa entremeada de reflexões. Valentim nos mostra que soube, quando necessário, rever suas posições e reinventar-se enquanto ser humano, sem aferrar-se a dogmas ou preceitos imutáveis, não deixando que estes se transformassem em camisa de força a lhe embotar a mente e os sentidos. Por isso, embora a história comece nos anos 40, ela é agradavelmente atual, pois não perde de vista que saber lidar com as transformações, internas e do mundo, é desafio que existe desde sempre. Esta obra traz partes importantes de sua história e, como não poderia deixar de ser, também da história do Brasil e do mundo, pois não é possível separar nenhuma delas.

Paola Mariz

Serviço:

Venturas e Desventuras de um Ex-Esquerdista - Metamorfoses de Uma Vida
Valentim de Souza

Scortecci Editora
Memórias
ISBN 978-85-366-4107-2
Formato 14 x 21 cm 
120 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home