REFLEXÕES SOBRE O EUSÉBIO DO CORONEL CÍCERO SÁ / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Sempre tive pelo meu avô um profundo respeito. Suas recomendações e conselhos eram dogmas e, como tal, deveriam ser seguidos. Ele era uma pessoa altamente respeitável e sempre foi por mim considerado um homem que me transmitia um exemplo marcante. Eu sempre dele muito me orgulhei. Lembro-me de um fato que marcou a imagem do meu avô Cícero Sá em minha mente para sempre. No período da manhã, ele havia inspecionado seu sítio a cavalo. À tarde, em sua casa, todos tiravam uma soneca após o almoço e, naquele dia, flagrei-o dormindo copiosamente. Vi-o um velho bonito, sanguíneo, mostrando sua descendência lusitana, cabelos brancos esvoaçantes na brisa carinhosa do Eusébio, e achei-o um grande amigo, um homem bom e generoso, um apoio, sentindo como era prazeroso ter um avô assim.
Gastão Rúbio de Sá Weyne

Esta obra é um trabalho de pesquisa em que o autor, que se considera um eusebiense, pretende exaltar o grande amor que dedica a seu avô e à cidade de Eusébio (CE). Ressalte-se que, nesse município, o autor viveu grande parte de sua infância e início de sua adolescência. O livro busca analisar a genealogia, a personalidade e as atividades de Cícero Sá (1874-1946), que passou a maior parte de sua existência no município de Eusébio (CE).

O Coronel Cícero Sá, avô do autor deste trabalho de pesquisa, passou os últimos dois meses de sua existência em tratamento médico na casa dos pais do idealizador deste livro, no bairro de Joaquim Távora, em Fortaleza (CE). Em 2009, Gastão Rúbio de Sá Weyne reconstruiu o túmulo de seu avô, sito no Cemitério São João Batista, na capital cearense, dando-lhe uma aparência mais nobre, à altura do Coronel Cícero Sá e dos que, com ele, estão no mesmo jazigo.

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multidisciplinar, vem dedicando a maior par-te de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas:
 1) DIREITO E LITERATURA — É Advogado e Bacharel em Direito (FDUSP) e Doutor em Filosofia do Direito (FDUSP); 2) ENGENHARIA QUÍMICA — É Engenheiro Químico (IME-RJ); Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (EPUSP); Pós-Doutorado em Design Projects pelo University College de Londres; 3) MATEMÁTICA — É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística da USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da EPUSP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado — FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de 5 anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 30 anos. É Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Publicou mais de 40 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É violonista, lançando diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras (RJ), da União Brasileira de Escritores (RJ) e da União Brasileira de Compositores (SP).

Serviço:

Reflexões Sobre o Eusébio do Coronel Cícero de Sá
Gastão Rúbio de Sá Weyne
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-4120-1
Formato 14 x 21 cm 
116 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home