CUSTOS LOGÍSTICOS / Dimas Pedroso Neto / Marco A. Moreira Laurelli / Moacir de Freitas Jr.

Hoje um dos grandes desafios na área de Logística é oferecer o melhor nível de serviço ao cliente, otimizando resultados e agregando valor aos acionistas e aos clientes. Para atingir esse objetivo as empresas devem identificar e apurar os custos logísticos, criando indicadores nas operações e, após sua análise, proceder à tomada de decisão. A ideia principal é, após a identificação e apuração dos custos dos processos, que esses valores não sejam repassados ao cliente e, quando não houver alternativa, que o repasse seja feito no menor valor possível.

Buscando criar uma ferramenta para ajudar em tal cenário, montamos esta obra, haja vista que a Logística, ciência bastante aplicada pelas empresas na Europa e nos EUA desde os anos 50 e que no Brasil começou a ser praticada com maior ênfase apenas a partir do final dos anos 80, fornece subsídios suficientes para trabalhar os fatores críticos nos processos decisórios da área. Com essa condição, o que vemos disponível no mercado são obras que abordam os custos voltados tão somente para a área de produção, não mensurando os valores despendidos na operação logística dentro da cadeia de suprimentos, fundamentais para a composição do preço de venda do produto ou serviço oferecido.

Direcionado aos profissionais de Logística, analistas de processos dentro das áreas de Transporte, Movimentação de Materiais, Comércio Exterior, Compras, Engenharia de Produção e Controladoria, este livro objetiva também atender à necessidade dos gestores em Administração, Contabilidade, Economia e outros que também têm necessidades em relação à apuração efetiva dos  custos nas operações.

É perceptível a grande dificuldade dos gestores em identificar, custear e apropriar aos seus devidos centros de custos os desembolsos decorrentes das atividades logísticas. Pela alta proporção de custos indiretos, é primordial o investimento em Tecnologia da Informação (TI) e programas de treinamento com o objetivo de reduzir as possibilidades de erros, avarias e geração, sem a devida identificação, de custos ocultos. Um trabalho integrado dentro da área de operações, criando controles baseados no percentual calculado em relação à representação financeira das atividades mais relevantes em comparação ao volume do faturamento, proporcionará maior eficácia e eficiência aos processos pela identificação e alocação daqueles custos até então desconsiderados no sistema.

Através da análise desses controles podemos adequar normas e procedimentos para a realidade do processo, facilitando a tomada de decisões. Dentro da cadeia de suprimentos, é fundamental as empresas entenderem que os custos logísticos, quando mensurados e controlados, levam à sua efetiva redução e formação de preço mais adequado para o serviço prestado ou produto concebido, e resultam em um excelente nível de serviço a ser oferecido aos clientes. Com isso, tornam-se mais competitivas por apresentar preço mais justo e qualidade de processo superior nesse mercado bastante concorrido.

Serviço:

Custos Logísticos

Autores:
Dimas Pedroso Neto
Marco A. Moreira Laurelli
Moacir de Freitas Jr.

Scortecci Editora
Logística
ISBN 978-85-366-4114-0
Formato 16 x 23 cm 
204 páginas
1ª edição - 2015 

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home