OS LABIRINTOS PERCORRIDOS POR UM ALUNO ASPERGER / Breno D. R. C. Araújo

Breno D. R. C. Araújo nasceu na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, no ano de 1985. Todo seu percurso escolar foi em escola regular, numa época em que ainda não se falava em inclusão, estratégias de ensino e adaptações curriculares, tampouco em diagnóstico precoce ou intervenção específica para pessoas com autismo. Breno recebeu o diagnóstico de síndrome de Asperger aos 20 anos de idade.

Em Os labirintos percorridos por um aluno Asperger: do ensino infantil ao superior ele conta sua história. Como bem diz Walter Camargos Jr. no prefácio, a leitura da obra “pode ser feita de várias formas, como um romance, como uma autobiografia simples ou como uma de caráter técnico”, já que vai interessar aqueles que estudam ou convivem com transtornos do espectro do autismo. No entanto e por isso mesmo, a história de Breno é, antes de mais nada, uma história de superação, que acompanhamos com crescente emoção e envolvimento, ao longo dos quatro capítulos da obra: “Dizem que sou antissocial...”, “Entre mitos e verdades”, “Correndo no labirinto” e “Finalmente a luz!”.

Contada a partir de suas próprias palavras, a trajetória de Breno não parece ser muito diferente da do resto das pessoas. Todos passamos por situações de descompasso, adaptação, aprendizado, sofrimento, depressão, incompreensão, êxito, superação, afeição, interesse por coisas específicas etc. O que muda no caso dele é que esses sentimentos e situações foram vivenciados por uma pessoa com transtorno do espectro autista, o qual envolve particularidades marcantes quanto ao convívio social e resulta em consequências profundamente delicadas no processo cognitivo humano.

É importante considerar que a intuição da mãe de Breno foi fundamental no sentido de fazer com que ele participasse de atividades comuns à vida de qualquer criança, evitando o isolamento de seu filho. A presença de seu pai nos primeiros anos escolares foi decisiva no processo de fazer com que Breno sentisse a escola como uma extensão de sua casa, minimizando a aversão a mudanças de rotina vivenciadas por aqueles que estão no espectro autista. O estímulo à interação social e mesmo a insistência nisso possibilitou a Breno uma realidade na qual ele pudesse desenvolver sua personalidade, saber se defender quando necessário e ser independente nos mais diversos aspectos. Assim, pouco a pouco, Breno foi se apropriando de sua realidade, fazendo-se entender, enfrentando obstáculos, estabelecendo metas e obtendo êxitos.

A dificuldade inata em se relacionar com as pessoas provocou precocemente as situações difíceis pelas quais Breno passou na escola em relação aos seus colegas. Entretanto, o apoio familiar, as terapias, a atenção (e a atuação) de certos professores foram construindo nele a confiança em si próprio, o entendimento de que dificuldades podem ser superadas e a consciência de que podemos sair do papel de vítimas para nos tornarmos atores de nossas próprias vidas, por mais que isso possa doer em alguns momentos. Mesmo diante de receios e profundas variações emocionais, Breno foi conquistando seu espaço e se fazendo respeitar. Terminou a escola, concluiu a universidade e agora tem diante de si novos horizontes, novos desafios. Que aventuras o aguardam agora? Depende do que Breno vai escolher. Uma coisa é certa: força ele tem de sobra para seguir em frente!
Ioná Ponce - Diretora da Palavra Final - Produção e Revisão de Textos

Serviço:

Os Labirintos Percorridos Por um Aluno Asperger:
Do Ensino Infantil ao Superior
Breno D. R. C. Araújo

Scortecci Editora
Autobiografia
ISBN 978-85-366-4111-9
Formato 14 x 21 cm 
124 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home