EMOÇÕES E SOLIDÃO DE NÃO APRENDER A LER / Vilmária Fernandes Sales
Nosso trabalho indica que é preciso olhar as emoções e afetividade que se estabelecem nas relações humanas dentro da escola. Esse olhar muda o foco das emoções não como desorganizadoras do comportamento e da aprendizagem, mas como caminhos do que está ocorrendo com as crianças no seu processo de aprender e das relações que se estabelecem embasadas pela concepção que razão e emoção estão interligadas. Nesse caminho, podemos minimizar a solidão de milhares de crianças que não sabem ler.
Vilmária Fernandes Sales, natural de Recife (PE), é psicóloga com mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e doutora em Educação (Universidade Federal de Pernambuco). Tem formação em Experiência Somática pelo Trauma Institute, Colorado e integra a Associação Brasileira do Trauma. Atua como professora na Universidade Federal da Paraíba, desenvolvendo projetos de extensão e pesquisa, focados na aprendizagem e na formação de professores, com aprofundamento nas questões emocionais. Desses projetos, resultam artigos nacionais e internacionais. É organizadora e autora de capítulos dos livros: Psicologia da Aprendizagem – um referencial para professores, Olhares Brasileiros e mexicanos sobre a Juventude: questões contemporâneas e Compreendendo e Trabalhando as Diferenças com os (Des)iguais, todos pela Editora Universitária da UFPB.
Serviço:
Emoções e Solidão de Não Aprender a Ler
Graal da Afetividade
Vilmária Fernandes Sales
Scortecci Editora
Aprendizagem
ISBN 978-85-366-4065-5
Formato 14 x 21 cm
152 páginas
1ª edição - 2015