CONTOS IDEOLÓGICOS / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Neste livro, com doze contos, almeja-se um cruzamento entre a narrativa histórica e a abordagem literária. É, portanto, uma tentativa de admitir a leitura na qual se possa pensar a história como literatura e a literatura como história. Busca-se, além disso, a harmonia entre a narrativa e o discurso. A ideologia está associada ao senso comum, ou seja, refere-se ao modo de pensar dos personagens, suas filosofias de vida, suas opções políticas, suas religiões. As histórias contadas alicerçam-se, em grande parte, na vida do próprio autor.

Os personagens, no entanto, são fictícios; suas vidas e seus nomes, fantasiosos. Houve, por outro lado, uma grande preocupação para que cada narrativa histórica - não neutra, mas, sim, ideológica - trouxesse ensinamentos éticos à reflexão do leitor. As estruturas adotadas, em que a reflexão quase sempre predomina sobre a ação, são opostas, portanto, às que encontramos em autores que tanto nos encantam. Acredito, no entanto, que as narrativas apresentadas neste livro são efetivamente contos, pois associam a realidade histórica com a ficção literária. Reforço a minha posição citando Mário de Andrade, que, com sua irreverente sabedoria, assim disse: “Conto é tudo o que o autor diz que é conto”. Ainda bem. Antecipadamente grato pela atenção.
São Paulo (SP), maio de 2015
O Autor

1. O filho do comunista
2. Hipocrisia ou derrota
3. Ingenuidade ou espírito crítico
4. Um conflito ideológico em família
5. O prisioneiro embarcado
6. O silêncio ideológico obrigatório
7. Desigualdade social e poder de compra
8. Crença, descrença e convivência
9. Uma aula magna de igualitarismo
10. Dilemas na luta pela vida
11. Livros e mobilidade social
12. Direitos adquiridos ou privilégios mantidos?

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multidisciplinar, vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas:
1) DIREITO E LITERATURA - É Advogado e Bacharel em Direito (FDUSP) e Doutor em Filosofia do Direito (FDUSP); 2) ENGENHARIA QUÍMICA - É Engenheiro Químico pelo IME-RJ; Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (EPUSP); Pós-Doutorado em Design Projects pelo University College de Londres; 3) MATEMÁTICA - É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística - USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da EPUSP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e Coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de 5 anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 30 anos. É Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Publicou mais de 40 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É violonista, lançando diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras-RJ, da União Brasileira de Escritores-RJ e da União Brasileira de Compositores-SP.

Serviço:

Contos Ideológicos
Gastão Rúbio de Sá Weyne

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-4195-9
Formato 14 x 21 cm 
112 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home