EU SOBREVIVI / Pedro Ribeiro Celidonio Gomes dos Reis

Essa é a história de uma longa batalha no caminho da superação. Mal completara trinta e tantos anos, Pedro Ribeiro Celidonio Gomes dos Reis já percorrera uma carreira acadêmica brilhante e iniciara sua atuação na administração pública com um grande feito. Formado em Direito pela São Francisco, conquistou pós-graduação na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e na Michigan State University, nos Estados Unidos.

Voltou ao Brasil como professor da FGV e consultor de empresas. Em 1971, na época exercendo a vice-diretoria acadêmica da FGV, idealizou e conseguiu transformar em realidade a Fundação de Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP, cargo que exerceu durante seis anos. Foi então que sua vida partiu-se em duas. Em um final de um ano em Cabo Frio, uma dor de ouvido o levou ao hospital onde foi contaminado pela pseudomona (conhecido vírus hospitalar) e o quadro transformou-se em meningoencefalite.

Transportado à São Paulo, os médicos conseguiram preservar sua vida, mas não evitaram sequelas, incluindo uma hemeplegia total do lado direito e consequentemente uma afasia. A língua inglesa, que ele dominava perfeitamente, desapareceu de sua memória. A reabilitação teve que ser quase total e tornou-se um processo difícil e demorado. Nos anos que se seguiram, a presença de Tereza, como fonoaudióloga permitiram inúmeros progressos. Se não voltou a ensinar, recuperou-se o bastante para digitar com a mão esquerda as linhas desse livro. Além de contar sua história particular, ele retrata anos de idealismo de toda uma geração.

Nascido em 2 de junho de 1941, Pedro Celidonio é paulista da capital. Advogado e administrador de empresas com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e na Michigan State University. Idealizou e transformou em realidade a Fundação de Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP. Mora em São Paulo, é casado e tem os filhos Ana Paula, Joaquim e Luciana. Joaquim lhe deu dois netos, Joaquim Filho e Letícia. Luciana lhe deu a Ana e vai nascer a Beatriz.

Serviço:

Eu Sobrevivi
Pedro Ribeiro Celidonio Gomes dos Reis

Scortecci Editora
Memórias
ISBN 978-85-366-4203-1
Formato 14 x 21 cm 
72 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home