CHINA / Paulo Gustavo de Araújo Cunha

E a China acordou! Detém a maior população mundial e seu maior parceiro comercial. Seu Produto Interno Bruto (PIB), pela paridade do poder de compra em dólar, já é igual ao dos Estados Unidos. É o maior produtor de grãos. Seus produtos eletrônicos não encontram competidores. Domina a energia nuclear e breve lançará estação espacial e colocará o homem na Lua. Está posto um novo desafio ao mundo ocidental: como enfrentar esse dragão? A China já conhece o homem ocidental, pois milhões de estudantes frequentam as melhores universidades americanas e europeias, e muitos já retornaram ao país, com correta visão de nossa sociedade e de nossos valores. Enquanto nós, ocidentais, queremos entender a China com nossa visão distante e valores ocidentais. Para entender a China é preciso, primeiramente, entender Confúcio!

Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder.
Lao Tzé - (604-531 a.C.) - Filosofo chinês criador do Taoísmo

Paulo Gustavo de Araújo Cunha, paraibano, arquiteto formado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi Secretário de Indústria e Comércio nos governos de Nilo Coelho (1968-71) e Eraldo Gueiros (1971-73), e Vice-Governador do Estado (1975-79). Exerceu também atividades no setor privado como diretor executivo das principais empresas industriais e de comércio do Estado e no magistério, na UFPE e na Universidade de Pernambuco (UPE). Acumula mais de 200 obras publicadas, entre artigos sobre as economias estadual, nacional e mundial, trabalhos técnicos e debates no Seminário de Tropicologia, sob a coordenação do sociólogo Gilberto Freyre. É autor dos livros Do Sonho à Realidade, com colaboração de Vinicius Lucena (2006); Século XXI – Homem ou Máquina? (2008); Do Gênio Biológico ao Ser Biônico (2010); Pernambuco – Passado, Presente e Futuro (2011) e Diálogo com o Futuro (2012). Recebeu inúmeros reconhecimentos estadual e federal, com destaque ao Título de Cidadão de Pernambuco, outorgado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco; Ordem do Mérito Empresarial Conde da Boa Vista, do governo de Pernambuco; Mérito Industrial, da Federação de Indústrias de Pernambuco; Mérito do Exército, Grau de Cavaleiro; Mérito da Aeronáutica – Medalha Santos Dumont, e Mérito da Cidade de Recife.

Serviço:

China
De Confúcio à Modernidade
Paulo Gustavo de Araújo Cunha

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-4148-5
Formato 14 x 21 cm 
184 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home