RAÇA, RELIGIÃO E NACIONALIDADE / Padre José Ferreira da Silva

Este livro aborda e analisa a história do povo negro no Brasil com lucidez e sensibilidade. Desde sua imigração forçada por volta de 1549, quando o primeiro contingente de escravos oriundos da África é desembarcado em São Vicente, até os nossos dias. Esta história é cuidadosamente tratada no contexto da história da sociedade brasileira com importante recorte para a sua dimensão eclesial. Demonstra a contribuição do povo negro para a construção desse país e do catolicismo em terras brasileiras desde o Brasil colônia até os nossos dias.

Aborda o modo pelo qual o povo negro foi compreendido pela Igreja Católica ao longo dessa história, e como foi conquistando o seu espaço até o reconhecimento da importância de sua participação e da grandeza de sua fé pela hierarquia católica. Alerta também para o quanto ainda precisa ser feito para se garantir aos afro-brasileiros seu efetivo pertencimento à comunidade eclesial, a vivência da liberdade de manifestação de sua cultura no espaço eclesial, bem como o respeito à sua cultura e à sua espiritualidade a partir de uma evangelização inculturada. Com certeza este livro irá contribuir com estudos para acadêmicos e pesquisadores, além de ser importante fonte para a formação das pessoas que participam dos grupos, pastorais e movimentos eclesiais. E ainda, leitura obrigatória aos professores e estudantes nas escolas de ensino fundamental, médio e superior.

Padre José Ferreira da Silva nasceu em doze de abril de 1942 em Lassance (MG). Em 1962, ingressou no Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, Arquidiocese de Belo Horizonte, onde cursou a educação básica e iniciou os estudos em Filosofia. Concluiu o curso de Filosofia e iniciou o de Teologia no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus em Diamantina (MG). No Seminário Maior São José, Arquidiocese de Mariana (MG), deu continuidade aos estudos em Teologia, concluindo-a na Diocese de Luz. Foi ordenado sacerdote em dezessete de dezembro de 1972, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Luz – cidade de Luz (MG). Em 1973, foi empossado pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo na cidade de Arcos (MG). De 1979 a 1981 cursou pós-graduação em Catequese e Pastoral no Instituto Lumem Vitae – Centre d’Education Permanente École Supérieure de Catéchèse, em Bruxelas (Bélgica), defendendo monografia intitulada Microvisão eclesial sobre o Afro-brasileiro: uma proposta pastoral, que deu origem a este livro. Retornou ao Brasil em 1981, atuando nas seguintes Paróquias:
• São Sebastião – São Gotardo (MG) – 1981-1987;
• N. Sra. do Carmo – Paíns (MG) – 1987-1989;
• São José Operário – Contagem (MG) – 1989-1991;
•  Santa Terezinha do Menino Jesus – Campos Altos/Santa Rosa de Lima – Santa Rosa da Serra (MG) – 1992-1993;
• Santo Antônio – Tiros (MG) – 1993-1996;
• N. Sra. do Carmo – Arcos (MG) – 1996-1998;
• N. Sra. do Rosário – Japaraíba (MG) – 1998-2001.
De 2001 a 2004 trabalhou nos EUA:
• Long Branch, Paróquia São João Batista – New Jersey;
• Califórnia, nas Paróquias: Daile-City, San Leandro, San Miguel, San Junípero, etc.
Em 2004 retornou ao Brasil e trabalhou nas Paróquias:
• São Pedro Apóstolo – Moema (MG) – 2004-2009;
• Santo Antônio – Santo Antônio do Monte (MG) – 2009-2011;
•  São Carlos Borromeu – atual.

Serviço:

Raça, Religião e Nacionalidade
Microvisão Eclesial Sobre o Afro-Brasileiro
Padre José Ferreira da Silva

Scortecci Editora
Cultura
ISBN 978-85-366-4221-5
Formato 14 x 21 cm 
212 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home