RACISMO A SÍNDROME DE LÚCIFER / Pedro Paulo Ramos Ventura

Deixo claro que este livro não excita nenhuma prática xenofóbica, muito menos racista. Embora aborde o racismo, não se trata de um livro de dados estatísticos, pesquisas, confrontos sociais, comparações de grupos etnico-racial ou escalas de valores deste ou daquele grupo de sujeitos... O presente livro não tem nenhuma pretensão para este fim. O fim último é mostrar o diálogo que é travado entre dois filósofos que problematizam a questão do racismo numa perspectiva não filosófica, embora, as vezes, apareçam linguagens filosóficas. A discussão no livro é de caráter ficcional.

Qual é o problema? O problema central é: o racista é o próprio Lúcifer? O Diabo é a personificação do racista? Ou o racista é a personificação de Satanás? Toda e qualquer pessoa que seja racista é o próprio Lúcifer. Lúcifer é mau por natureza, assim como é o racista. Satanás é egoísta, difamador, caluniador, enganador, sagaz, serpente, astuto, mentiroso, blasfemador e inimigo do bem. Assim é o racista, inimigo do bem, mentiroso, caluniador, difamador, serpente, sagaz, astuto, blasfemador e egoísta. É nesse nível em que os diálogos dos dois filósofos tomam seu curso. Os filósofos que aparecem no texto são fictícios, não representam nenhum filósofo da tradição grega ou moderna. Se há alguma verdade em um livro de ficção, a ambiguidade é a virtude dos sábios; e se existe alguma virtude nas palavras, é porque por detrás dela há um sábio. Mas o racista é tolo, tal como é o Lúcifer.

Pedro Paulo Ramos Ventura, é angolano, casado e pai de um filho; bacharel em Teologia, licenciado em Letras, História, Filosofia e mestrando em Filosofia. Atualmente é professor de Filosofia na Universidade Católica de Angola, no Instituto Superior Dom Bosco. Autor dos livros: A Utopia do Perdão, A Culpa do Monoteísmo, e Coautor do livro, Passos Básicos Para um Casamento Seguro.

Serviço:

Racismo a Síndrome de Lúcifer
Volume 1
Pedro Paulo Ramos Ventura

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-4279-6
Formato 14 x 21 cm 
116 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home