O ESCORPIÃO E A BORBOLETA / José Luiz Barbosa Vieira

Joseph Campbell, em sua famosa Jornada do Herói estimula-nos a retratar histórias do senso comum com pitadas de aventuras, textos memoráveis de heróis e bandidos, de renúncias e aventuras, de enfrentamentos e de recuos, sempre com doses intervalares do elixir da vida, que compõe os enredos de grandes histórias. E Luiz Vieira, assim como Campbell, nos joga de corpo e alma dentro dos seus textos, envolvendo-nos tanto que até nos encontramos nos contextos abordados. A obra de Luiz Vieira é para ser lida com os olhos e com a alma, com a razão e a emoção.

“ No fundo, Mestre Sist sabia que aquele lugar era apropriado para desnudar os mais íntimos e originais sentimentos do ser humano. Toda a personalidade, todos os desejos inconfessáveis, todas as luxúrias e ganâncias do ser humano apareciam de forma cristalina quando ele mergulhava no pântano.”
(Trecho do conto “O Pântano Azul”)

Quando escrevo, faço com paixão, com vigor e prazer. Fiquei tão habituado que, tudo o que vejo ou que ouço, vem automaticamente ao meu pensamento: “isso daria uma boa matéria, um bom conto, uma boa crônica”. Agora, dedico-me a essa tarefa de escolher alguns textos e me lançar nessa grande aventura literária. Após a seleção criteriosa, faltava um título para o livro. Entre uma taça de vinho e outra, lembrei-me de um comentário de uma amiga: “Seus textos possuem o veneno de um escorpião e, ao mesmo tempo, a leveza de uma borboleta”. Bingo! Assim nasceu o título desse livro: O escorpião e a borboleta. Algo que remete ao oposto, ao bem e o mal, ao luxo e à simplicidade, ao eterno e efêmero, enfim, aos mistérios que envolvem nossa vida. O leitor encontrará aqui uma coletânea de textos com os mais diversos gêneros e estilos. Assim, tenho a oportunidade de dividir com você um pouco dos pensamentos, um pouco das ideias e das inquietações do dia a dia. Alguns textos farão você refletir, outros farão você tremer de indignação, alguns farão você repensar sua vida e reavaliar seus conceitos, e outros, quem sabe, farão você sorrir e chorar. Pode parecer pretensioso de minha parte, mas o desafio está lançado.

José Luiz Barbosa Vieira nasceu em Santo Antônio (BA), no dia doze de dezembro de 1967. Mora no Pará desde os cinco anos de idade, portanto, paraense de coração. Casado, pai de dois filhos, mora em Parauapebas (PA), desde 1987. É professor de formação e por convicção. Exerce o magistério como um sacerdócio, uma paixão incondicional. Atua como professor e orientador educacional na rede pública estadual de Parauapebas, desde 1987, tendo iniciado na profissão em 1986 em Marabá (PA), com uma turma de alfabetização numa escola na periferia. No magistério, já atuou em todos os níveis, desde a alfabetização até a docência universitária. Atualmente, o professor José Luiz Barbosa Vieira, além de educador, é blogueiro. Criou o blogdoluizvieira, em abril de 2013, no qual escreve textos diversos, com destaque para a política local. Como pesquisador, participou do livro Correndo atrás da vida, de Ana Diniz (Editora Cejup), 1994.

Serviço:

O Escorpião e a Borboleta
José Luiz Barbosa Vieira

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-4268-0
Formato 14 x 21 cm 
184 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home