UM POUCO DE MIM, DE TI, DE NÓS / Luiz Carlos de Oliveira

Segundo Peterson, diferentemente da prosa, que enche a página com palavras, os poemas têm espaços em branco, o que significa que o silêncio tem o seu lugar ao lado do som como algo significativo, essencial à apreensão dessas palavras. E o silêncio não se percebe na celeridade do tempo nem das ações. Portanto, não podemos mesmo ter pressa ao ler um poema. Precisamos observar as conexões, sentir a cadência, escutar as ressonâncias. E os poemas precisam ser lidos e relidos e relidos... Li centenas de vezes o poema Carta, de Drummond.

São apenas quatorze versos e três estrofes, mas um mundo inteiro coube ali dentro. É preciso que nos sentemos diante de um poema da mesma maneira que nos sentamos diante de uma flor e do mar que se quebra na praia, num ocaso de colorido impressionante. Dessa forma, a poesia contribui para explorar o real e o imaginário, permitindo transformações naquilo que aparentemente é real. A poesia nada mais é, portanto, que o retrato da nossa imaginação, da nossa autenticidade, beleza e emoção. Não poucas vezes, o poeta necessita ser pessimista na razão para ser otimista na ação. Ao longo da história, a ação do homem passou, passa e continuará a passar pela poesia, a mais livre de todas as liberdades. Ao longo do tempo, a poesia jamais se deixou abater diante do obscurantismo, do terror e do silêncio impostos.
Gilberto Martins - Cultura Editorial / Palavra é Arte  Salvador-BA  

Luiz Carlos de Oliveira nasceu em Maringá (PR), filho de pai lavrador e de mãe do lar, mudou-se para Cotia (SP) quando tinha cinco anos de idade e, aqui, permanece. Por desajustes no seu lar, foi menino de rua dos 07 aos 12 anos, até que apareceu um senhor de nome Luiz Gomes, que o acolheu e deu-lhe um verdadeiro lar, cujo gesto o motivou a ingressar no 1º ano do Grupo Escolar Batista Cepelos. Não parou mais de estudar. É advogado e pós-graduado em Direito, lato sensu, pela Universidade de São Paulo. Quando se deu conta, escrevia versos distraidamente, até nas horas das refeições. Daí, o surgimento deste livro.

Serviço:

Um Pouco de Mim, de Ti, de Nós
Luiz Carlos de Oliveira

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4187-4
Formato 14 x 21 cm 
48 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home