DESCULPE O ATRASO / Marcello Averbug

Ao contar as estórias incluídas neste livro, o autor teve como principal objetivo provocar surpresas no leitor. Não surpresas arrebatadoras, mas sim sensações sutis provenientes de acontecimentos inesperados. Os personagens que circulam pelas páginas vizinhas agem, em várias ocasiões, de forma contrastante com as características inicialmente retratadas de seus respectivos temperamentos. Não existe nenhuma relação entre os cinco enredos aqui apresentados.

A novela “Desculpe o atraso” narra, de maneira intimista, a trama ocorrida na década de 50, no seio de uma família burguesa com raízes em Niterói e no Rio de Janeiro, assim como alguns traços do cenário político de então. “Enquanto é tempo” examina o impacto de mudanças no tranquilo cotidiano de um solteirão burocrata. Em “Solidão inacabada”, observa-se o comportamento de um homem de meia idade ante a súbita perspectiva de não mais ser solitário. No pequeno relato intitulado “Suspeita”, o leitor acompanhará as dúvidas que afligem um andarilho em Washington DC. “Flagrantes da vida irreal” tricoteia verdades do cenário brasileiro, expostas de maneira surrealista.

Com Desculpe o atraso, Marcello Averbug concretiza um projeto há longo tempo acalentado, mas sempre adiado: o de produzir textos de ficção sob a forma de novelas e contos. Após cursos de pós-graduação no Instituto de Planejamento Econômico e Social das Nações Unidas, em Santiago do Chile, e no “Institut des Hautes Etudes de l’Amérique Latine”, da Universidade de Paris, realizou a maior parte de seu trabalho como economista no BNDES e no Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington. Foi professor dos departamentos de Economia da UFF e PUC-RJ. Atualmente é consultor. Por outro lado, dedica-se intensamente à fotografia tendo realizado exposições em Washington, Rio de Janeiro e Lisboa. A maioria de seus textos sobre economia e política, que vêm sendo publicados em livros, na imprensa e revistas técnicas foi reunida no livro Escritos itinerantes – Economia e Política, lançado em novembro de 2014.

Serviço:

Desculpe o Atraso
Marcello Averbug

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-4270-3
Formato 12 x 18 cm
176 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home