CRÔNICAS E AGUDAS / Edson Olimpio Silva de Oliveira

Contos e crônicas selecionadas e publicadas originalmente nos jornais de Viamão. Lendas regionais, estórias contadas de mãe para filhos e desses para os seus netos. O misticismo amalgamado na realidade histórica de uma terra varrida por guerras entre irmãos de uma mesma pátria. O amor à negritude estampado no heroísmo jamais descrito na região. O triângulo amoroso consentido do homem, da sua mulher e da deusa que os encanta – a motocicleta. O humor vertido e romanceado nas realidades pessoais.

O texto lido e exaltado no Senado do Congresso Nacional do Brasil e gravado em seus Anais. O olhar explorador no cotidiano mesclado com ironia e bom humor. Os causos e o resgate de pessoas que marcaram a cidade. A ancestral igreja e o amor cristão. A origem do nome Viamão. O respeito e o amor aos animais.

Natural de Viamão, onde atualmente reside, batizou-a de “Primeira Capital de Todos os Gaúchos”, Edson Olimpio Silva de Oliveira é o terceiro filho do amor de dona Dora e do seu Aldo, tendo a graça de nascer no dia do aniversário de sua mãe. Casado com Cledi, com a qual teve três filhos: Eduardo, Cynthia e Cristina, e três netos chamados: Ana Luiza, Lucas e Pedro Henrique. Estudou no Grupo Escolar Setembrina, no Ginásio Bento Gonçalves, no Colégio Rosário e se graduou em Medicina na Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, em 1976, hoje UFCSPA. É médico e foi cirurgião por quarenta anos, também já foi motociclista e vereador de Viamão. Há quase duas décadas, tem coluna em jornais de Viamão, tendo, durante os últimos quinze anos, publicado no jornal Opinião de Viamão. O autor participou de quase trinta coletâneas regionais e nacionais, e já venceu concursos literários, inclusive ganhou um prêmio internacional, tornando-se conhecido nas cidades em que trabalha, Capivari do Sul e Viamão. Suas crônicas são distinguidas em sessão do Senado no Congresso Nacional do Brasil e inseridas em seus Anais. É membro da Sobrames – Sociedade Brasileira de Médicos Escritores; da ALVI – Associação Literária de Viamão; e do Partenon Literário. Fundou a Primeira Capital Equipe enquanto viajava pelo Brasil e Mercosul, divulgando a sua cidade e suas tradições. Foi criador e editor do CatGut, jornal mural na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e também é editor dos blogs Crônicas & Agudas e AD 76 MedCat Amigos para Sempre.

Serviço:

Crônicas e Agudas
Edson Olimpio Silva de Oliveira

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-4212-3
Formato 14 x 21 cm 
248 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home