OS TRÊS XERIFES DA FRONTEIRA / Paulo Cordeiro Saldanha

No Noroeste brasileiro, nesta imensidão amazônica que vai despertando, mercê das obras de geração de energia, que antecedem a afirmação econômica de uma área; geografia física e humana, que, nos idos de 1930 até 1980, simbolizava atraso e abandono, mas que, por conta da audácia, perseverança, atitude e ações edificantes de alguns cidadãos voluntariosos e idealistas, acabou conquistando espaços na alma e nos corações da sociedade brasileira.

E o município de Guajará-Mirim, graças a alguns abnegados, construiu a sua vitoriosa história porque personagens como os atores principais desta narrativa transformaram-se em “sentinelas avançadas” e “destemidos pioneiros” – jamais se entregaram e lutaram, ombrearam-se a outros iguais e impuseram as conquistas materiais, físicas e espirituais que chegaram aos nossos dias. Àqueles, o nosso reconhecimento e o nosso aplauso!

Esta obra objetiva homenagear três figuras: o capitão Manoel Alípio da Silva, ídolo de tantos; um guajaramirense mensageiro do bem, muito importante, que aparece como interlocutor dos demais “xerifes”, espécie de contraponto para que os diálogos fossem mantidos; muito embora seja real, a sua participação é virtual na história. O terceiro xerife, em face da sua ação policial, será descoberto, de plano, na narrativa como um vulto a ser também celebrado. Ao segundo xerife, seu reconhecimento é factível, pois foram dadas cristalinas pistas que, se forem seguidas, com muita facilidade se identificará a pessoa que, por sinal, ainda está aí, íntegra, ativa e contribuindo, com o seu talento, para a vida regional. O Autor procurou ouvir pessoas e fixou a trajetória dos três contando histórias de toda a região, inclusive algumas que tomou conhecimento como morador da capital mato-grossense. Valerá sempre ler e conferir todo o conteúdo descrito no pre-sente trabalho literário.

Paulo Cordeiro Saldanha nasceu em Guajará-Mirim (RO). É advogado e hoteleiro. Foi Presidente de bancos estaduais de Rondônia e Roraima, diretor do Banco da Amazônia e diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. Cronista e romancista, é membro fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL) e membro efetivo da Academia de Letras de Rondônia (ACLER).

Serviço:

Os Três Xerifes da Fronteira
Paulo Cordeiro Saldanha

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-4272-7
Formato 14 x 21 cm 
184 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home