MEUS SONETOS, COM AMOR E IDEOLOGIA / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Neste livro buscou-se a essência ideológica, considerando-se que os sonetos a serem apresentados devem interessar ao homem, seu destino, suas relações com a natureza, com a sociedade, com o amor, com a justiça social, com a vida, com a morte. Procurou-se, assim, fugir de uma abordagem alienante (o autor é marxista). Enfim, alea jacta est. Munindo-me, creio eu, de alta dose de coragem, estou realizando um dos grandes sonhos da minha vida, o de iniciar-me na poesia. Assim, aqui estão os meus 40 sonetos, os primeiros da minha vida, compostos com um hercúleo esforço de criação dos conteúdos e das rimas. Perdoem-me. Cada louco tem suas manias e o direito de escolher o que mais lhe apraz. Teimoso como sou, pretendo prosseguir, primordialmente por estar aprendendo muito com esta nova experiência.

1. Jesus Cristo; 2. A musa; 3. Meus passarinhos; 4. Olhando dentro de mim; 5. Homens e divindades; 6. A língua portuguesa; 7. Estimados bichinhos; 8. Dedicação de mãe; 9. Vaidade; 10. Meninos idealistas; 11. A grande dama; 12. O pensador maior; 13. Triste desigualdade; 14. Princesa Leopoldina; 15. Direitos ou privilégios?; 16. Simplicidade; 17. Silêncio ideológico; 18. O inesquecível mestre; 19. Eu e a morte; 20. Além do tempo; 21. O hipócrita; 22. O camarada do bandolim; 23. Auxílio salvador; 24. O jardineiro; 25. Trágica ligação; 26. O luthier ético; 27. Espírito crítico; 28. Gente de direita; 29. Os pobres; 30. O mundo complexo; 31. Olhos enganadores; 32. Amigo que se foi; 33. Figura lombrosiana; 34. A velha chama; 35. O suicida; 36. O mago do violão; 37. Memoráveis saraus; 38. O rádio de galena; 39. O amigo inglês; 40. Violão às avessas.

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multidisciplinar, é Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas:
1) DIREITO E LITERATURA – É Advogado e Bacharel em Direito (FDUSP) e Doutor em Filosofia do Direito (FDUSP); 2) ENGE-NHARIA QUÍMICA – É Engenheiro Químico pelo IME-RJ; Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (EPUSP); Pós-Doutorado em Design Projects pelo University College de Londres; 3) MATEMÁTICA – É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística – USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da EPUSP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e Coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de 5 anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 30 anos. Publicou mais de 40 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É Grande Inspetor Geral da Maçonaria (grau 33). É violonista, lançando diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras-RJ, da União Brasileira de Escritores-SP, da União Brasileira de Compositores-SP e da Ordem dos Músicos do Brasil-SP.

Serviço:

Meus Sonetos, com Amor e Ideologia
Gastão Rúbio de Sá Weyne

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4379-3
Formato 14 x 21 cm 
92 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home