O TOM DE MEUS CANTARES / Guy Werneck

Guy Werneck, natural de São Paulo, capital, nasceu em 14 de março de 1982: não por acaso, no dia dos Poetas. Guy despontou para a literatura poética quando morava nos Estados Unidos, numa pacata cidade do interior de Utah. Em sua juventude turbulenta, começou e abandonou vários cursos, como Jornalismo, Hotelaria, entre outros, porque não se encontrou nos moldes acadêmicos. Estudou História da Arte Moderna no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Após participar de oficinas literárias e saraus na Casa das Rosas, no Espaço de Poesia e Literatura Haroldo de Campos e no conceituado Instituto Palas Athenas, em São Paulo, sua escrita passou a tomar curso e forma, estilo e sofisticação.

Tem como influências literárias Fernando Pessoa, Camões, Castro Alves, Pablo Neruda, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, poetas românticos em especial, escola da qual Guy considera-se encaixado, pleno, direcionado e expressivo. Poetas como Adélia Prado, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Zeca Baleiro e Caetano Veloso também passam por seus gostos e curiosidades. Além destes grandes nomes da música popular brasileira, o Rock e a poesia nacionais sempre estiveram presentes e são influências até hoje em seus versos, por vezes melódicos e um bocado irônicos e irreverentes. Dentre os principais nomes que Guy considera ter sido influenciado abrangentemente são Renato Russo, ex-líder da Legião Urbana, Raul Seixas e Cazuza. Participou das seguintes antologias:
Seleta Cultural Poesias I – LP-BOOKS – SP (2012);
Portugal Feliz – LP-BOOKS – SP (2014) – antologia que fez homenagem a temas livres, marcando um novo ano com as promessas e expectativas dos autores presentes e da comemoração de mais um ano de editora. Temas como esperança, felicidade e perdão encontram-se presentes nos poemas;
Brésil en Scéne – Antologia da Divine Académie Paris (2014). Seleção de 50 autores brasileiros, que discorrem sobre temas como política, sociedade e cultura brasileira nos tempos atuais. Obra traduzida para o francês e circulado no mercado, especialmente, francês.
Essa atual fase de maturidade poética encontra-se, por enquanto, realizada ao lançar este primeiro livro solo de versos. Pretende seguir na literatura com abrangência de temas concretos e fictícios, irônicos e indagativos, grandes características de seu estilo na poesia. Além dos anseios para escrever projetos de prosa, contos, crônicas e ensaios, dos quais já se arriscou e trabalhar em cima de novas ideias. Os leitores, certamente, aguardam suas novas e instigantes publicações.

 “... O homem doente é moderno, o homem burro pensa.
O ser humano acredita que sabe tudo que inventa.
Mas não sabe que cria tudo que se esvai e venta...
 
Porque nada do que se constrói como palha pode ser fogo.
Porque nada no mundo que é luz pode findar em cinzas.
Porque nada é eterno, além do que é sagrado para ti.
Toda nobreza contemporânea exalta a evidência.
O mundo até parece querer salvar o belo e a decadência
Mas, é evidente, querem para si a atenção e a audiência...”
Trecho de “O Mundo”

“Mas é que sempre vale a pena pois, por versar, este poeta, sabe que a alma é tão grande, que é maior que qualquer vaidade.”

“Não consigo ser um só. Cada situação ajo como um alguém outro, assim posso viver um pouco de cada um e ser feliz em cada sê que não sou, simplesmente projeto, sem nunca entristecer, descubro ser um camaleão humano, todas as noites quando acordo com desejo de fazer arte. A minha mente é como um sonho fugaz e passageiro quer o tempo inteiro pra si e não abre mão, apenas para os sonhos.”

“Não espero a morte para terminar a jornada, a vida seria a própria morte se não vivesse a enterrar os espinhos e despontar as flores do túmulo. Acho que não seria capaz de sobreviver sem esplandecer o que é real, translúcido e objetivo.”

Serviço:

O Tom de Meus Cantares
Guy Werneck

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4299-4
Formato 14 x 21 cm 
84 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home