ANTOLOGIA POÉTICA / Marco Antônio Ribeiro

A Antologia Poética de Marco Antônio Ribeiro é retratada quase como um diário que reflete o diálogo do poeta com suas inquietações pessoais diante da vida e sua consciência social. Os poemas escritos desde a sua juventude trazem a trajetória de um amadurecimento linguístico e poético, em que se percebe não haver uma preocupação extensiva com a forma ou a métrica, mas sim com a exposição da força lírica de seu pensamento na simplicidade das palavras e, assim, conduzir o leitor interessado na construção de uma percepção crítica. A obra do poeta está composta de cinco livros e narra temáticas variadas. O primeiro, intitulado Amores, paixões e desilusões, aborda de forma sutil todo o lirismo poético, enfocando o amor e suas desventuras, por vezes encarnando personagens reais e, por outras, construindo-as metaforicamente, que cantam e encantam os apaixonados e enamorados. O segundo, Caminhos, sonhos e esperança, vem romper com as amarguras postuladas no primeiro livro e enaltecer, ainda que ingênua, mas filosoficamente, o sujeito idealista e utópico que carrega dentro de si. No terceiro livro, Confidências do cotidiano, o poeta expõe as suas inquietações pessoais e retrata o contraste dual de uma singela, mas ao mesmo tempo árida, vida cotidiana, revelando desta forma a dialética da vida e, de outro lado, descortinando a antítese concreta nas cidades.
O quarto, intitulado Ética poética nos brados da poesia, revela a consciência social do poeta e toda a sua preocupação moral, aprofundando mais criticamente algumas temáticas narradas no livro três. Por fim, o quinto livro, Rugas do tempo e da morte e sua incompreensão, aborda temas contro-versos de todos os tempos, como o envelhecimento e a morte, sem se corromper em eufemismo vulgar, dando a esta temática a visão consciente de um mero processo da natureza, a naturalidade que lhe é característica, tratando-a, enfim, como o maravilhoso ethos da humanidade.

Marco Antônio Ribeiro nasceu no ano de 1965; é mineiro de Divinópolis, terra de onde brotaram e que irrigou notáveis artistas como Adélia Prado, Lázaro Barreto, Osvaldo André, Edson Gonçalves Ferreira, GTO, Mário Ferreira de Oliveira, Geraldo Ferreira de Oliveira, Petrônio Bax, Geraldo Edézio Ferreira Gomes, Celeste Diniz Brandão, Jadir João Egídio, Túlio Mourão, entre outros tantos igualmente notáveis e maravilhosos em suas artes literária, plástica e musical. Antologia Poética é seu primeiro livro publicado e traz poemas escritos desde os anos 80 até a atualidade, divididos em cinco blocos temáticos: Amores, paixões e desilusões; Caminhos, sonhos e esperança; Confidências do cotidiano; Ética poética nos brados da poesia, e Rugas do tempo e da morte e sua incompreensão.

Serviço:

Antologia Poética
Marco Antônio Ribeiro

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4355-7
Formato 14 x 21 cm 
184 páginas
1ª edição - 2015


Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para

comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home