ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS / Jussara Duarte Soares

Rodrigo Silva é um dos distritos repletos de cultura pertencentes à cidade patrimônio da humanidade: Ouro Preto. Nesse livro, descemos os degraus da história e encontramos figuras, momentos e construções que marcam o nosso passado.  A capelinha de Santa Quitéria, a igreja de Santo Antônio, a estação ferroviária, a escola e a Sociedade Musical de Santa Cecília são importantes legados e constituem-se em testemunhos vivos dos tempos de outrora. Com o intuito de resgatar e valorizar a nossa memória, narramos a história desses bens culturais ancorados nos métodos interdisciplinares explorados pela Educação Patrimonial, através da qual aprendemos com o mundo e com a cultura que nos cercam.

Afinal de contas quem somos nós sem nossas lembranças? Relacionando o passado com o presente, as lembranças fazem mais sentido e tornam-se verdadeiramente importantes. Quando reconhecidas, os cidadãos identificam-se como parte integrante delas, ampliando assim a qualidade de vida e a percepção de valores sobre si mesmo, fortalecendo os vínculos com o seu patrimônio. O caro leitor perceberá que todo lugar tem cultura, que todo lugar tem patrimônio cultural e ele é justamente o que nos faz sermos o que somos. O Projeto “Mais Cultura nas Escolas”, desenvolvido pelo Governo Federal, ampliou nosso horizonte de expectativa possibilitando não só a criação deste trabalho, mas também o nascimento de guardiões historicamente conscientes e de seres do bem. Almejamos um futuro positivo para os nossos mais diversos patrimônios. No decorrer dessas páginas mergulhamos por entre as montanhas de Minas, um universo encantador, culturalmente rico e produzido pelos sujeitos que o habitam.

Jussara Duarte Soares - Graduada em História (licenciatura e bacharelado) e pós-graduada em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Técnica em Conservação e Restauro pela Fundação de Artes de Ouro Preto. Tem experiência em sala de aula ministrando as disciplinas: História, Educação Artística, Educação Patrimonial, História da Arte, Iconografia e Barroco. Atualmente trabalha na área de restauro e conservação de obras de arte e coordena o projeto MAIS CULTURA nas escolas, desenvolvendo ações preservacionistas que despertam os valores cognitivos, afetivos, pragmáticos e étnicos. Possui diversos estudos sobre a sociedade do período colonial e patrimônios culturais tais como: A Restauração de Jair Afonso Inácio: o Caso da Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré; Virgem da Conceição em Cachoeira do Brumado: História, Religiosidade, Iconografia; Nossa Senhora Aparecida e Santana da Comunidade do Gogô em Mariana, Nossa Senhora da Conceição da Lapa do Distrito de Antônio Pereira; A Pintura da Capela-Mor da Matriz de Cachoeira do Campo – Importância, Discussões e Restauro; Remanescente Setecentista: a Capela de Santa Quitéria do Alto da Boa Vista.

Serviço:

Entre as Montanhas de Minas
O Patrimônio de Rodrigo Silva
Jussara Duarte Soares

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-4337-3
Formato 14 x 21 cm 
136 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home