VIR A SER / Fabio Miatov

Este trabalho é para todos que estão na jornada e, principalmente, aos interessados em psicologia e psicoterapia, e ainda mais, para aqueles que têm neste ofício o seu cotidiano. Aqui falo de vínculos, de experiências e de uma “viagem” na qual, de alguma maneira, a experiência pessoal de cada leitor possa encontrar um assento para relaxar e contemplar a paisagem. Este trabalho foi dividido em duas partes: uma explicativa e outra que acredito ser um conto. Na parte explicativa, comento sobre alguns termos usados na Psicologia Profunda (Psicologia Analítica criada pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung).

No conto, tento levar o leitor para próximo do cotidiano de um personagem e sua jornada de vida, que compreende nascer e sobreviver individuando-se. Tornando-se mais integral, inteiro, ouvindo e sentindo um diálogo mais acolhedor e criativo entre consciente e inconsciente. Um dia ouvi a seguinte frase: “Uma crisálida tornou-se uma borboleta, individuou-se! Veio a ser!”.

Fabio Miatov - Foi no ano de 2001 que me graduei em Psicologia, na cidade de São Paulo. A continuidade na área clínica se deu com um curso de pós-graduação em Estudos Psicanalíticos em Londres. A vivência analítica e os atendimentos clínicos, no papel de psicólogo e também como analisando, possibilitaram-me uma relação íntima com aquilo que o trabalho psicoterapêutico seria em meu cotidiano. O palco onde tudo aconteceu, onde eu aconteci, foi a pequena cidade de Cambridge, ao norte da Londres. Lembro-me das idas e vindas do trem que saia às sete da manhã daquela pequena estação ferroviária, com séculos de idade, tomada pela névoa, testemunhando meu empenho na jornada do vir a ser. Continuei meu caminho pela The Tavistock Clinic em Londres, referência no universo da Psicanálise. Dos “encontros e desencontros” fui percebendo meu papel para com o outro e por fim (ou começo de tudo), minha função social. Foram fatores como estes que me fizeram acreditar ainda mais na psicoterapia como ferramenta científica na transformação de vidas, trazendo sorrisos para faces anteriormente áridas. Minha linha teórica mudou ao longo do tempo, sem jamais deixar de reconhecer a importância dos vários autores que construíram o que hoje chamamos de psicoterapia. Ao longo dos anos, como neófito da Filosofia, Mitologia e Religiões, meus supervisores introduziram-me à Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. A análise de sonhos, desenhos e o “mundo paralelo” do psicótico fascinaram-me e, desde então, caminho dentre os símbolos, mitos e segredos do nosso inconsciente coletivo. Em fevereiro de 2015, iniciei mais um desafio: um curso de graduação em Filosofia aqui mesmo em São Paulo. Mais “encontros” e “desencontros” à frente, tudo como parte integrante deste mágico processo do vir a ser.

Serviço:

Vir a Ser
Jornada que Transforma
Fabio Miatov
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-4331-1
Formato 14 x 21 cm 
96 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home